O blog para quem gosta
de fazer cerveja de verdade!
  • Produção
  • Curiosidades
  • Eventos
  • Harmonização
  • LOJA VIRTUAL
Menu
  • Produção
  • Curiosidades
  • Eventos
  • Harmonização
  • LOJA VIRTUAL
Home
/
Glossário da produção de cerveja: conheça todos os termos
  • Curiosidades

Glossário da produção de cerveja: conheça todos os termos

O processo de produção de cerveja pode ser complexo no início, são muitas etapas, procedimentos, ingredientes e termos desconhecidos para quem está começando. A maior dificuldade encontrada pelos iniciantes está relacionada com os termos usados pelos cervejeiros. Não há muita explicação sobre o que significa cada um e para entender é preciso pesquisar bastante.

Esse material tem o objetivo de ajudar nesse início. Será uma fonte de informação que você pode utilizar sempre que não souber o significado de um termo. Assim você pode estudar aos poucos e ir se preparando para a produção da sua primeira cerveja. Vamos lá?

 

All | A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T V W Z
There are 19 names in this directory beginning with the letter A.
ABV
é a sigla em inglês para o termo “Alcohol by Volume”. Em português, significa "Álcool por Volume", por isso também pode ser encontrada como APV. A definição significa o volume em ml de etanol puro em 100 ml de uma solução a 20°C. Por exemplo, uma cerveja com 10% de ABV tem 10 ml de etanol puro a cada 100 ml.

ABW
é a sigla para “Alcohol by Weight” que significa “Álcool por peso”, por isso também pode ser usada no português APP. Nesse caso, é feita a medição do peso percentual do teor de álcool de uma solução por volume de cerveja. Por exemplo: 3,2 por cento de álcool por peso é igual a 3,2 gramas de álcool por 100 cl de cerveja. A medida sempre será menor do que a ABV.

Acabamento
quando experimentamos uma cerveja, um sabor predominante permanece na boca por mais tempo, esse é o acabamento da bebida.

Acobreado
é uma cerveja do tipo India Pale, da Inglaterra e EUA.

Acre
são cervejas que apresentam excesso de acidez e um sabor pouco agradável.

Açúcar-cande
é um tipo especial de açúcar usado como aditivo na produção de cerveja. Costuma ser utilizado para aumentar o teor alcoólico da bebida sem interferir em seu corpo. Também pode ser chamado de açúcar-cândi ou açúcar-de-farmácia.

Adjunto
adjuntos são todos os ingredientes adicionais do processo. Ou seja, tudo que não for água, malte, lúpulo ou levedura é considerado como um adjunto.

Adstringente
são cervejas que apresentam taninos em excesso e sabor áspero. Podem ser identificadas, durante a degustação, por provocarem uma sensação de contração na boca, principalmente na língua.

Afinado
quando a cerveja evolui perfeitamente

Agradável
cervejas redondas e com sabores equilibrados são consideradas como agradáveis.

Ale
é uma família de cerveja. Neste grupo, encontramos os estilos que são produzidos com as leveduras Ale ou de alta fermentação

Alta Fermentação
é um método de fermentação, onde as células da levedura sobem para a superfície do recipiente em que o processo está acontecendo.

Altbiers
são cervejas Ale alemãs de cor castanha. São encorpadas, de sabor suave e presentam aromas mais discretos. O termo “Alt” é alemão e significa “antigo”, nesse caso, uma cerveja Altbier é aquela que usa um método de fermentação tradicional.

Amargor
é a sensação causada pelos taninos e isohumulones de lúpulo presentes em algumas cervejas. O amargor também representa um estilo de cerveja.

Âmbar
é uma tonalidade amarelada ou acobreada presente em cervejas Pale Ale.

Ambar or Red ales
são cervejas que podem variar entre a cor âmbar e vermelha. São produzidas nos Estados Unidos e apresentam alto teor de malte caramelizado. Também costumam ter um sabor adocicado de nozes.

Armazenamento em barril
é um tipo de armazenamento utilizado com cervejas não pasteurizadas e não filtradas por vários dias em armazéns. Esse armazenamento é feito em baixas temperaturas, para finalizar a fermentação e atingir a carbonatação.

Áspero
são cervejas ácidas, em geral que foram produzidas sem maturação.

Atenuação
está relacionada com a quantidade de açúcares fermentáveis do mosto que foram consumidos pelas leveduras. A cerveja quando é bem atenuada tende a ser mais seca e alcoólica do que aquela que é menos atenuada.

 

AnteriorAnteriorSommelier de cerveja: o que faz o profissional pago para experimentar a bebida
PróximoOff-flavors: o que são e quais os mais comunsPróximo

Veja Também

Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

Seja uma festa de trabalho ou uma noite casual com amigos, a cerveja é sempre a escolha perfeita. Mas qual tipo de cerveja você deve

Leia mais »
Higienzação de cervejaria

A higienização na produção da cerveja artesanal

Quando se trata da higienização na produção da cerveja, a maioria das pessoas pensa que não é um trabalho necessário. No entanto, isso não é

Leia mais »

NEWSLETTER

Clique no botão de edição para alterar esse texto.

ACOMPANHE NOSSA PÁGINA

instagram

Central Brew
R. Ourinhos, 161
Mooca, São Paulo – SP
Loja virtual
www.centralbrew.com.br
Facebook Instagram
Telefone:
11 2528-7930
Whatsapp:
11 94020-3311
Desenvolvido por DNA Comunicação