O blog para quem gosta
de fazer cerveja de verdade!
  • Produção
  • Curiosidades
  • Eventos
  • Harmonização
  • LOJA VIRTUAL
Menu
  • Produção
  • Curiosidades
  • Eventos
  • Harmonização
  • LOJA VIRTUAL
Home
/
Glossário da produção de cerveja: conheça todos os termos
  • Curiosidades

Glossário da produção de cerveja: conheça todos os termos

O processo de produção de cerveja pode ser complexo no início, são muitas etapas, procedimentos, ingredientes e termos desconhecidos para quem está começando. A maior dificuldade encontrada pelos iniciantes está relacionada com os termos usados pelos cervejeiros. Não há muita explicação sobre o que significa cada um e para entender é preciso pesquisar bastante.

Esse material tem o objetivo de ajudar nesse início. Será uma fonte de informação que você pode utilizar sempre que não souber o significado de um termo. Assim você pode estudar aos poucos e ir se preparando para a produção da sua primeira cerveja. Vamos lá?

 

All | A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T V W Z
There are 29 names in this directory beginning with the letter C.
Camra
é a abreviação para o termo “Campaign for the Real Ale”, um movimento que começou na Inglaterra em 1971 com objetivo de resgatar e promover a tradição das antigas cervejas Ale inglesas cask-conditioned.

Candy sugar
Açúcar invertido cristalizado. É um adjunto utilizado principalmente nos estilos da Escola Belga para potencializar o teor alcoólico da cerveja, sem aumentar seu corpo.

Caramelo ou malte caramelo
é o resultado do aquecimento do açúcar. Esse processo costuma ser usado na indústria para proporcionar cor e sabor à cerveja.

Carbonatação
é uma característica natural da cerveja responsável pelo aspecto efervescente da bebida. Essa característica provoca a sensação de textura e aparência espumante. O efeito acontece devido à presença de dióxido de carbono (CO₂), causado pela fermentação ou por meio de adição artificial.

Carnuda
é uma cerveja com excesso de dextrinas, muito encorpada.

Cask-conditioned
é um método de condicionamento em cerveja Ale, tradicionalmente usado no Reino Unido. Nesse método, o chope é armazenado em um barril de madeira para receber uma segunda fermentação. A bebida permanece em temperatura baixa por alguns dias antes de ser servida nos pubs locais, não sendo necessário utilizar pressão artificial.

Cereais não Maltados
são substâncias chamadas de adjuntos, capazes de alterar o sabor, a cor e outras características da cerveja. Além disso, costumam ser usados por grandes fabricantes para substituir o malte, que encarece o processo. Esse tipo de ingrediente não é utilizado em cervejas artesanais, mas sempre que você for comprar uma cerveja e tiver o termo no rótulo, saiba que está adquirindo uma bebida que pode conter arroz, milho, sorgo etc.

Cereal
são plantas a família das gramíneas, ricas em proteínas, como trigo, aveia, sorgo, cevada, arroz, milho, soja, centeio. Seu nome é inspirado em Ceres, a deusa da colheita e da fertilidade.

Cerevisia
pode ser considerado como o primeiro nome dado para classificar a cerveja. Foi usado, pela primeira vez por Plínio, o Velho (23-79), em seu livro Naturalis Historia, para designar a bebida gaulesa feita a partir da fermentação de cereais. A palavra deriva de Ceres.

Cerveja
é um tipo de bebida alcoólica feita por meio da combinação de alguns ingredientes, como água, malte, lúpulo e levedura. O líquido é fermentado por alguns dias até se transformar cerveja.

Cerveja ecológica
é um tipo de produção que utiliza energia eólica, solar etc. em seu processo de fabricação.

Cerveja orgânica
é um tipo de cerveja produzida com ingredientes naturais, sem produtos químicos ou geneticamente modificados.

Cerveja Premium
é um termo usado por algumas cervejarias para classificar suas opções mais refinadas, ou seja, aquelas que contam com os melhores ingredientes e embalagens sofisticadas.

Cerveja Puro Malte
são cervejas que usam 100% de malte de cevada como fonte de açúcar fermentável.

Cervejaria cigana
é um tipo de cervejaria que não tem fábrica. Toda cerveja produzida é terceiriza para outro produtor.

Cervejeiro
é usado para designar o responsável por desenvolver a fórmula e pela fabricação da cerveja. Também é chamado de “mestre cervejeiro”.

Cervejófilo:
apreciadores de cerveja.

Cervejólogo:
estudiosos e conhecedores da cultura cervejeira.

Cervoise
termo em francês usado para indicar a cerveja feita sem lúpulo. A partir do século XV, lúpulo foi introduzido e os franceses passaram a usar o termo bière para nomear a nova bebida.

Cevada
a cevada é um cereal fundamental para a produção de cerveja. Essa substância é bastante resistente e pertence à família das Gramíneas.

Chill Haze
é um termo em inglês que significa “turbidez a frio”. Considerado como um defeito, porém que não altera o aroma ou sabor da bebida, apenas sua estética. Alguns estilos aceitam esse aspecto quando servidos em baixas temperaturas. Acontece quando alguns elementos presentes na cerveja (proteínas, taninos e polifenóis) reagem entre si.

Chimay
Cerveja produzida por monges trapistas na abadia de Scourmont, no sul da Bélgica. Suas borbulhas conferem cremosidade à cerveja e surgem através de uma 2º fermentação na garrafa, igual ao Champagne.

Chopp
é um tipo de cerveja fresca, feita sem pasteurização.

Christmas Ale
um tipo de cerveja especial produzida exclusivamente para o período de festas natalinas. A tradição ainda é usada em alguns países da Europa e tem se espalhado pelos Estados Unidos. A bebida é produzida para o período de inverno, por isso costuma ser mais alcoólica e ter frutas típicas natalinas, como nozes, tâmaras e frutas cristalizadas.

Colarinho
é um termo popular usado para nomear a espuma da cerveja.

Completa
o termo é usado para nomear cervejas que apresentaram uma evolução perfeita.

Complexo
é um termo usado para classificar cervejas com aromas que sugerem analogias a frutos, flores etc. São muito comuns em cervejas Ales.

Comum
são cervejas consumidas de forma corrente, não são diferenciadas por classificações especiais.

Corpo
é o resultado da sensação de viscosidade e fluidez causado pelo contato da cerveja com as células sensitivas da boca.

 

AnteriorAnteriorSommelier de cerveja: o que faz o profissional pago para experimentar a bebida
PróximoOff-flavors: o que são e quais os mais comunsPróximo

Veja Também

Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

Seja uma festa de trabalho ou uma noite casual com amigos, a cerveja é sempre a escolha perfeita. Mas qual tipo de cerveja você deve

Leia mais »
Higienzação de cervejaria

A higienização na produção da cerveja artesanal

Quando se trata da higienização na produção da cerveja, a maioria das pessoas pensa que não é um trabalho necessário. No entanto, isso não é

Leia mais »

NEWSLETTER

Clique no botão de edição para alterar esse texto.

ACOMPANHE NOSSA PÁGINA

instagram

Central Brew
R. Ourinhos, 161
Mooca, São Paulo – SP
Loja virtual
www.centralbrew.com.br
Facebook Instagram
Telefone:
11 2528-7930
Whatsapp:
11 94020-3311
Desenvolvido por DNA Comunicação