O blog para quem gosta
de fazer cerveja de verdade!
  • Produção
  • Curiosidades
  • Eventos
  • Harmonização
  • LOJA VIRTUAL
Menu
  • Produção
  • Curiosidades
  • Eventos
  • Harmonização
  • LOJA VIRTUAL
Home
/
Glossário da produção de cerveja: conheça todos os termos
  • Curiosidades

Glossário da produção de cerveja: conheça todos os termos

O processo de produção de cerveja pode ser complexo no início, são muitas etapas, procedimentos, ingredientes e termos desconhecidos para quem está começando. A maior dificuldade encontrada pelos iniciantes está relacionada com os termos usados pelos cervejeiros. Não há muita explicação sobre o que significa cada um e para entender é preciso pesquisar bastante.

Esse material tem o objetivo de ajudar nesse início. Será uma fonte de informação que você pode utilizar sempre que não souber o significado de um termo. Assim você pode estudar aos poucos e ir se preparando para a produção da sua primeira cerveja. Vamos lá?

 

All | A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T V W Z
There are 16 names in this directory beginning with the letter L.
Lactobacillus
são bactérias que ajudam no processo de fermentação de algumas cervejas. Ao utilizá-los, a bebida adquire acidez e perfil tático.

Lagering
é um tipo de armazenamento frio. O armazenamento e a maturação da cerveja acontecem em ambientes de baixas temperaturas. Lavagem dos grãos (sparge) – é um processo que acontece junto com a filtragem. Nele, é adicionado mais água na panela com os grãos. Esta água deve remover os açúcares que estão presos no bagaço do malte.

Lambic
é uma das famílias cervejeiras. São cervejas produzidas a partir da fermentação espontânea. A fermentação espontânea acontece quando a bebida entra em contato com as leveduras presentes no ar.

Larger
são cervejas obtidas a partir da baixa fermentação. A larger é uma das famílias cervejeiras, da qual fazem parte os seguintes estilos Bohemian Pilsner, Schwarzbier, Doppelbock, entre outros.

LEI DA PUREZA
foi uma lei estabelecida em 1516, pelos duques Wilhelm IV e Ludwing X, com objetivo de regular a produção de cerveja e garantir sua pureza. A lei determinava quais ingredientes podiam ser usados na produção da bebida, o malte de cevada, água e lúpulo. Naquela época, o processo de fermentação ainda não era conhecido. Em 1906, a Lei foi alterada para adicionar o fermento e admitir o trigo como adjunto. Alguns anos depois, em 1987, foi revogada, devido a pressão internacional. Porém, continua sendo usada como referência de qualidade e uma exigência entre os cervejeiros alemães.

Leve
são cervejas com baixo corpo e baixo teor alcoólico.

Levedura
são microrganismos responsáveis pela fermentação da cerveja, por isso também são chamados de fermento ou levedo. O processo de fermentação acontece a partir do açúcar. No caso da cerveja, é responsável por produzir álcool e CO₂.

Licor de malt (malt liquor)
de acordo com a legislação americana, são cervejas que têm mais do que 5,6% apv.

Light (lite) beer
é um tipo de cerveja em que o álcool é obtido por meio de uma quantidade de açúcar maior do que o habitual. Lightstruck: o termo se refere ao flavour não desejado. O aspecto é causado pela exposição da cerveja a luz. Também é conhecido pelo termo “cheiro de gambá”.

Límpido
são cervejas que não apresentam partículas suspensas, são límpidas.

Limpo
uma bebida refrescante, redonda ou sem defeitos.

Lovibond (°L)
é uma antiga escala de cor criada por Joseph Lovibond, em 1860. Foi desenvolvida para avaliar a cor dos gases, mas depois passou a ser usada para avaliar a cor de diversos óleos, produtos químicos, alimentos e bebidas. Seu espectro é muito próximo ao da escala SRM, porém mais recente e precisa.

Lupuline
a lupulina é o agente conservante encontrado nos cones da planta fêmea de lúpulo.

Lúpulo (humulus lúpulos)
é uma espécie de trepadeira que produz as flores utilizadas na fabricação da cerveja. Essas flores são ricas em resina perene, que proporciona o amargor e aroma às cervejas.

Lupulomaníaco
é o termo utilizado para identificar os apreciadores de cerveja que valorizam ou preferem a presença do lúpulo marcante na bebida, sendo pelo amargor ou aroma.

Lúpulos nobres
são variedades europeias valorizados por seu sabor e aroma característicos. São cultivados em quatro regiões da Europa: • Hallertau, na Baviera, Alemanha • Saaz em Zatec, República Checa • Spalt em Spalter, Alemanha • Tettnang, na Alemanha

 

AnteriorAnteriorSommelier de cerveja: o que faz o profissional pago para experimentar a bebida
PróximoOff-flavors: o que são e quais os mais comunsPróximo

Veja Também

Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

Seja uma festa de trabalho ou uma noite casual com amigos, a cerveja é sempre a escolha perfeita. Mas qual tipo de cerveja você deve

Leia mais »
Higienzação de cervejaria

A higienização na produção da cerveja artesanal

Quando se trata da higienização na produção da cerveja, a maioria das pessoas pensa que não é um trabalho necessário. No entanto, isso não é

Leia mais »

NEWSLETTER

Clique no botão de edição para alterar esse texto.

ACOMPANHE NOSSA PÁGINA

instagram

Central Brew
R. Ourinhos, 161
Mooca, São Paulo – SP
Loja virtual
www.centralbrew.com.br
Facebook Instagram
Telefone:
11 2528-7930
Whatsapp:
11 94020-3311
Desenvolvido por DNA Comunicação