Produzir a própria cerveja e poder compartilhar com os amigos e a família é uma das maiores satisfações de um cervejeiro artesanal. Infelizmente, nem sempre é possível transportar a cerveja em segurança e garantindo uma ambientação adequada para a sua qualidade.
O growler de cerveja é um utensílio que possibilita ao cervejeiro levar a bebida feita por ele mesmo para onde quiser. Vai ter churrasco na casa de um amigo? Você e seus amigos podem beber a cerveja que você mesmo fez, basta ter um growler de cerveja. Neste artigo, você vai entender o que é esse utensílio e como escolher o seu. Aproveite a leitura.
O que é um growler de cerveja?
O growler de cerveja é um recipiente, como uma garrafa grande ou jarro, utilizado no transporte de cervejas. Esse utensílio pode ser de vidro, aço, cerâmica, entre outros materiais que mantenham a cerveja gelada fresca por bastante tempo.
Há também outra opção de recipiente, semelhante ao growler, o crowler. Esse outro recipiente é descartável e, em geral, feito de alumínio e comporta apenas um litro da bebida. No Brasil, o growler é mais comum e os crowlers dependem de uma máquina específica para fazer sua vedação. Depois de aberto, a cerveja deve ser consumida rapidamente.
O growler conta com tampa de rosca ou de metal, que permitem a abertura e o fechamento constante. Os dois recipientes têm o mesmo objetivo: transportar e conservar a cerveja. Se você quer ter um recipiente para transportar sua cerveja que dure mais tempo e possa reutilizar diversas vezes, o growler é a melhor opção.
Como escolher o growler de cerveja ideal?
Vidro
Os growlers de vidro são mais populares e baratos do que outros tipos de materiais, por isso é mais acessível. Entretanto, a troca de temperatura com o ambiente é mais rápida no vidro do que em outros materiais.
Por ser um material transparente, mesmo que escuro, o vidro também não bloqueia totalmente a incidência de luz.
A cerveja pode perder suas características originais, principalmente se ficar muito tempo dentro desse recipiente. Outro aspecto que deve ser levado em consideração é que garrafões de vidro não costumam ser aceitos em alguns locais, como piscinas, festivais, arena de shows etc.
Cerâmica
A cerâmica é um dos melhores materiais para conservar a cerveja. Uma de suas principais vantagens é sua opacidade, que não permite a passagem de luz. Os growlers de cerâmica também mantêm a temperatura da cerveja gelada por mais tempo. Entretanto, esses modelos costumam ser mais caros.
Inox
Entre as maiores vantagens do inox estão sua resistência e leveza. Esse material também não permite a entrada de luz. Alguns modelos contam com paredes duplas e isso aumenta a velocidade da troca de calor com o ambiente. Ou seja, a bebida acaba esquentando mais rápido. Além disso, na opinião de alguns cervejeiros, o material deixa um sabor metalizado na bebida.
Quer adquirir o seu growler? Acesse o nosso site e encontre a melhor opção.