A harmonização entre vinhos e pratos é uma prática conhecida até de quem não costuma apreciar a bebida. É sabido que um bom vinho – e adequado ao tipo de prato – pode realçar o sabor dos alimentos e tornar a experiência ainda mais gostosa. O que muitas pessoas não sabem é que também existe a harmonização de cervejas.
Da mesma forma que a bebida pode tornar o sabor do prato mais degustativo e interessante, também pode fazer com que o momento seja desagradável ao paladar.
Há pessoas que preferem evitar o consumo de cerveja durante uma refeição por acreditar que a bebida causará desconforto ao estômago. Essa crença é equivocada, pois é causada por uma má escolha. Assim como o vinho, a cerveja deve harmonizar com o alimento.
Neste artigo, vamos mostrar como a harmonização de cervejas deve ser feita. Confira!
O que é harmonização de cervejas?
A harmonização de cervejas é o processo de unir elementos que combinam. Os elementos presentes na bebida e no prato devem ter sintonia e criar uma sensação agradável ao paladar.
O mestre-cervejeiro e autor do livro “A Mesa do Mestre Cervejeiro”, Garrett Oliver, foi o primeiro a difundir sobre a harmonização de cervejas.
Segundo Oliver, a cerveja “é capaz de transformar cada refeição decente que você faz em uma experiência gustativa interessante e memorável. Ela pode aguçar seus sentidos e fazê-lo prestar atenção no que está acontecendo em seu palato. Dar um pouco de atenção – tanto à sua comida quanto à sua cerveja – faz a diferença entre uma vida culinária meramente satisfatória e uma repleta de sabores ricos ilimitados”.
Tipos de harmonização
A harmonização de cervejas é um exercício. Para chegar na melhor combinação, liste os ingredientes do prato que são mais fortes ou têm o sabor mais potente. Saiba quais são os temperos, as texturas de cada item e se há presença de gordura.
Depois de reunir essas informações, comece a pensar nos ingredientes de uma cerveja que podem combinar com os ingredientes do prato, liste as características, teor alcoólico etc. No início haverá erros, isso é natural, principalmente para quem não é especialista, mas algumas regras podem ajudar nesse processo. Veja quais são:
- Harmonização de cerveja por semelhança: é a forma de harmonização mais simples. Os elementos da cerveja e do prato são parecidos ou iguais. Considere a doçura, acidez, tostados, frutados, herbais e condimentos da bebida.
- Harmonização por contraste: a harmonização acontece pelas diferenças. Os elementos opostos entram em contraste e bloqueiam os excessos uns dos outros, levando a harmonização dos sabores. Uma sobremesa muito doce, por exemplo, vai harmonizar com uma cerveja amarga. Uma característica quebra o excesso da outra.
- Harmonização por complemento: é o tipo mais complexo. Nesse caso, os elementos devem se complementar. Ou seja, a bebida ou a comida devem adicionar um sabor ou sensação que falta ao paladar quando são consumidos separadamente.
Com quais pratos harmonizar as cervejas?
India Pale Ale
As Indias Pale são cervejas com alta concentração de lúpulo. Essa característica ajuda a limpar o paladar. Por isso, esse tipo de cerveja combina com comidas mais gordurosas, como é o caso das carnes assadas, hambúrguer, molhos fortes, pizzas etc.
Pilsen
São cervejas leves e claras, por isso devem acompanhar pratos mais leves. Receitas com sabor forte ou mais pesadas vão interferir no sabor da cerveja, fazendo com que desapareça no paladar. Costumam fazer boas combinações com comidas de boteco, pastéis, queijos brancos, nozes, castanhas e amendoins, frutas secas etc.
Além disso, também harmonizam com saladas e frutos do mar. Uma ótima pedida para quem vai curtir um dia na praia. A leveza da bebida faz com que possa ser degustada durante um longo dia de calor, sem pesar.
Porter ou Stout
Porter ou Stout são cervejas escuras, que apresentam notas de café e chocolate. O sabor característico desses elementos faz da bebida uma ótima opção para combinar com sobremesas, como bolo de chocolate, petit gateau, brownie, cheesecake etc.
Esse tipo de cerveja também pode ser combinado com pratos salgados. O sabor mais tostado vai bem com carne defumada, grelhada, churrasco e molho barbecue. Queijos mais fortes, como gorgonzola, parmesão ou golda, também são bem acompanhados pelas Porter ou Stout.
Rauchbier
As Rauchbier são cervejas fortes com sabor defumado. Por isso, harmonizam bem com pratos de sabor forte ou mais gordurosos, como é o caso do churrasco, da feijoada, feijão tropeiro ou que contam com salame, linguiça, paio e feijão em seus ingredientes.
Weiss
As Weiss são cervejas acidas e feitas de trigo. Combinam com pratos leves, mas que apresentam ingredientes marcantes, como a culinária oriental, saladas com tomate, queijos de sabor característico, como o de cabra etc. Além disso, esse tipo de cerveja também combina com comidas mais apimentadas, sua amargura e carbonatação ajudam a suavizar o efeito picante.
Essas orientações são dicas que podem te ajudar na hora da harmonização, mas não são regras que devem ser seguidas obrigatoriamente. Faça testes e veja como que as cervejas e os pratos harmonizam, assim você poderá encontrar novas formas de combinação. Ficou com alguma dúvida ou tem uma experiência com harmonização? Compartilhe nos comentários!