Os off-flavors são falhas na cerveja causadas por diversos motivos, como erros no processo de produção, ingredientes estragados, entre outros. O Harsh é uma falha que causa um amargor mais áspero na bebida. Alguns especialistas defendem que o harshness é uma falha de estilo e não necessariamente um off-flavor.
Sendo uma falha de estilo ou um off-flavor, o harsh está diretamente relacionado com o lúpulo, por isso sua interferência no sabor. Para saber mais sobre essa característica, continue lendo o artigo a seguir.
Quais são as características e como identificar o Harsh?
Essa falha causa uma aspereza na boca e uma sensação de amargor bem presente e agressivo. Em geral, é percebido em cervejas lupuladas. Para identificar que a cerveja ficou com esse aspecto, ao experimentar, você vai sentir uma aspereza em sua garganta. Depois que você ingere a bebida, o amargor fica persistente na garganta e no céu da boca.
O Harsh é comum em cervejas IPAs, pois é um estilo que tem o lúpulo como sua principal característica. Embora seja uma cerveja amarga, quando a produção causa esse off-flavor, a IPA causa uma sensação desagradável e sente a necessidade de tomar outro gole para tirar o amargor. Porém, se a falha não for percebida, você permanecer nesse processo de beber a cerveja para tirar um amargor que está presente nela mesma.
O que pode causar o Harsh?
Quatro fatores podem causar esse amargor desagradável na cerveja. O primeiro é a quantidade de lúpulo. Quanto mais lúpulo você utilizar em seu processo de produção, maior será a chance de ter o harsh.
O segundo é o tempo de fervura do lúpulo. A fervura é a responsável por causar o harsh na cerveja. O terceiro fator é a composição química da água, por causa dos alto níveis de sulfato e carbonatos podem beneficiar a formação dessa característica. Por último, a composição química do lúpulo.
Como corrigir o Harsh:
- diminua a massa de lúpulo. Prefira opções com alfa ácidos alto (quanto maior o nível de alfa ácidos, menor a quantidade de lúpulo necessária);
- priorize menos tempo de fervura, deixe uma parcela de amargor para o final;
- Se você ajusta a água, prefira cloretos, em vez de sulfatos;
Essas dicas devem ser aplicadas apenas quando a cerveja apresenta essa falha. A cerveja que não apresenta falhas não precisa ter esse processo de correção.
Para quem está produzindo a cerveja pela primeira vez, utilize apenas uma dessas dicas no seu primeiro processo para analisar como se comporta a bebida. A diminuição da massa de lúpulo pode ser suficiente para evitar que a cerveja apresente esse amargor. Caso perceba o off-flavor, aplique as dicas para corrigir.
Gostou desse conteúdo? No blog da Central Brew temos outros conteúdos sobre off-flavors. Confira!