O malte é um dos principais ingredientes de uma cerveja. Muitas receitas contam apenas com malte, água, lúpulo e levedura. Sem o cereal, não seria possível produzir a bebida. Isso porque, esse ingrediente é responsável por conferir as características da cerveja. Por isso é tão importante fazer a escolha certa do malte para cerveja.
O malte para cerveja pode ter diferentes características, isso vai depender de uma série de fatores, que classificam os maltes em diferentes tipos. Antes de escolher uma opção, você deve entender qual é o resultado que deseja atingir: uma cerveja mais escura, mais encorpada, sabor suave ou mais destacado? Tudo isso será influenciado pelo malte. A seguir, você vai conferir 6 dicas que vão te ajudar a não errar na escolha do malte. Confira!
6 dicas para não errar na escolha do malte para cerveja
Observe as estruturas dos açúcares no malte
As estruturas dos açúcares no malte determinam o sabor, o aroma e a cor da bebida. Durante o processo de malteação, os grãos passam por um controle de temperatura e umidade que os fazem germinar. Em seguida, precisam secar e serem torrados. Nesse processo, as enzimas que atuam na conversão do amido em açúcares fermentáveis são formadas e liberadas durante a mostura.
Esses açúcares fermentáveis serão necessários para o processo de fabricação. É possível obter açúcares de outros amigos, como trigo e arroz, mas se o objetivo é fazer uma cerveja de malte, é importante estar atento para o teor de açúcar dos tipos de malte.
Atenção para o processamento do malte
O processamento do malte determina os sabores e aromas que o cereal vai conferir à cerveja. Isso quer dizer que a forma com que o grão vai secar ou aquecer pode fazer toda diferença no resultado da cerveja.
Por exemplo, quando o malte seca e é colocado recém-germinado, direto no forno, a maior parte do amido vai se converter em açúcar caramelizado, assim a cerveja pode ter um aroma mais amanteigado. Por outro lado, se o malte seca antes de ser aquecido, é torrado ou assado, aromas de torra se sobressaem, conferindo sabor e aromas de chocolate ou café.
Confira as especificações do malte
As especificações do malte podem te ajudar a entender qual o resultado você vai obter ao utilizá-lo em sua cerveja. A indicação “mealy” ou “glassy”, por exemplo, podem indicar se o malte é caramelo.
Avalie o aspecto visual do malte
Os aspectos visuais do malte dizem muito sobre suas características. O tipo de malte cristal, por exemplo, tem um aspecto vítreo, enquanto maltes caramelo são mais farinhentos. Se a sua receita pede um malte caramelo, ao observar o aspecto visual do cereal poderá identificar se está próximo do que procura ou não.
Prove o grão de malte
Você pode cheirar o grão ou, se possível, adquira uma pequena quantidade e faça um chá com ele. Essa prova te ajudará a identificar características que serão conferidas à sua cerveja. Um malte caramelo tem características que remetem a pão, biscoito, nozes ou amêndoas. Assim, você já sabe que a sua cerveja terá esses aspectos.
Malte base ou especial
Os maltes base permitem a produção de uma grande variedade de cervejas. Os outros adjuntos que serão adicionados, como especiarias, darão o tom final à receita. Mesmo que você não vá usar nada além dos ingredientes básicos, o malte base vai te entregar um bom resultado.
Os maltes especiais são mais indicados para quem já fez algumas receitas e está um pouco mais confiante com esse processo.
Quer outras dicas sobre malte? Comente abaixo o que você quer saber.