A cerveja puro malte faz sucesso popularmente. Na indústria, quando uma cerveja tem qualidade e é superior a outras, em geral, a característica que se sobressai é o fato de ser puro malte. Mas o que isso quer dizer na prática?
A qualidade de uma puro malte é realmente superior às outras? É possível reconhecer uma cerveja puro malte? Hoje vamos responder essas perguntas e apresentar algumas informações sobre essa bebida. Confira.
O que é uma cerveja puro malte?
A cerveja puro malte é aquela que possui apenas água, lúpulo, malte e fermento em sua composição. Ou seja, não há nenhum outro tipo de adjunto na receita. A relação da cerveja ser puro malte com a qualidade está relacionada com dois fatores. O primeiro deles é que na produção industrial em alta escala, é comum usar outros cereais no lugar do malte de cevada para baratear a produção.
No Brasil, é permitido que uma cerveja tenha até 45% de cereais não maltados em sua composição. Ou seja, a cerveja pode ter qualquer outro cereal, como milho, arroz, trigo etc.
O segundo fator está relacionado com a Lei alemã de Pureza da Cerveja. De acordo com a lei, a cerveja pura deve ter, em sua composição, apenas água, malte e lúpulo (o fermento foi adicionado alguns anos após a sua promulgação.
Puro malte é sinônimo de qualidade?
Depende da cerveja. Uma cerveja produzida em alta escala, com objetivo de ser mais popular, não vai ter em sua receita apenas água, malte, lúpulo e cerveja. O objetivo é produzir uma bebida que tenha sabor de cerveja, mas seja mais barata para o consumidor e para a produção. Por isso, uma opção puro malte vai representar uma qualidade superior.
Por outro lado, em uma cerveja artesanal, quando há adição de outros adjuntos é por algum motivo. Cada ingrediente tem um papel importante no resultado da bebida. Além disso, na produção artesanal e doméstica, o cervejeiro quer fazer testes e experimentar diferentes receitas. Com isso, dificilmente vai produzir uma cerveja que seja puro malte.
Como identificar uma cerveja puro malte?
Pelo paladar é praticamente impossível de identificar se uma cerveja é puro malte ou não. É preciso ter muita sensibilidade, reconhecer os sabores de outros ingredientes ou ser um sommelier de cerveja. A menos que a cerveja tenha sabores muito característicos de alguns ingredientes ou seja muito escura.
E você, o que acha da puro malte? Sabe identificar uma? Compartilhe a sua experiência conosco.