O processo de produção da cerveja exige uma série de etapas. Cada um com sua particularidade e necessidade. Apesar de alguns pontos serem opcionais – falaremos quais e porque adiante – alguns são essenciais para que a cerveja se torque esse líquido tão característico.
Veja a seguir quais são os processos da produção da cerveja e como influenciam no resultado final da sua bebida. Confira!
Conheça os processos de produção de cerveja artesanal
Malteação
Primeiro de tudo, os grãos dos cereais precisam ser germinados. Para isso, são umedecidos, depois precisa secar e torrar. É essa etapa que vai definir o aroma e o sabor da cerveja. O tipo do malte é responsável por essa definição. O malte mais torrado deixa a cerveja escura e o menos torrado deixa a cerveja mais clara.
Essa etapa pode não ser necessária, desde que você compre o malte torrado e moído. A etapa seguinte seria moer o grão, mas você também pode passar.
Brassagem ou mosturação
O malte moído deve ser colocado na água quente e levado ao fogo para cozinhar, em temperatura pré-determinada. A temperatura é responsável por fazer com que as enzimas do malte sejam ativadas. O amido vai se transformar em açúcar, responsável por ativar as leveduras. O processo pode levar de 60 a 90 minutos.
Filtragem
A filtragem é responsável por separar o mosto (nome dado a cerveja antes de ser fermentada) do bagaço do grão e das cascas. No processo de filtração, as cascas dos grãos funcionam como filtro, fazendo com que as partículas em suspensão fiquem nelas retidas. Leva em media uma hora.
Fervura
O que sobrou de bagaço é lavado e a água, com o resto de açúcares é colocada junto ao mosto. Em seguida, é fervida. Nesse momento o líquido é esterilizado, eliminando os microrganismos e o lúpulo é adicionado. O lúpulo dará o amargor característico da cerveja.
Resfriamento
No processo de resfriamento, o mosto é resfriado para que o fermento possa ser inoculado.A temperatura ideal para as leveduras atuarem é a da fermentação, definida conforme o tipo de fermento utilizado. Esses microorganismos são sensíveis e não podem ser expostos a temperaturas altas, caso contrário morrem.
Fermentação
A etapa de fermentação é a mais demorada, levando cerca de 7 dias para finalizar, mas algumas cervejas, como as Larger – de baixa fermentação – costumam levar mais tempo. Na fase de fermentação, o açúcar se transforma em álcool, ester, fenóis, compostos de aroma e sabor e gás carbônico. Por fim, o fermento é decantado e recolhido.
Maturação
Alguns cervejeiros afirmam que a maturação é um processo opcional, mas é nessa fase que as leveduras atuam um pouco mais na cerveja e ajudam a amadurecer a bebida. Além disso, mais ingredientes podem ser adicionados nessa fase.
Dry-hopping
É um processo opcional, onde mais lúpulo pode ser adicionado à cerveja. O objetivo é aumentar o aroma. Porém, há o risco do mosto ser contaminado por algum microorganismo. Por isso, alguns cervejeiros preferem adicioná-lo apenas durante a fervura.
Envase
É nessa fase que a cerveja é engarrafada. Outras etapas, como a pasteurização, também podem ser adicionadas ao processo de produção da cerveja, mas isso vai depender do objetivo em produzir a bebida.
Para consumo próprio as fases listadas acima são as mais importantes. Continue acompanhando nosso conteúdo e aprendendo cada vez mais sobre a produção de cerveja artesanal.