O blog para quem gosta
de fazer cerveja de verdade!
  • Produção
  • Curiosidades
  • Eventos
  • Harmonização
  • LOJA VIRTUAL
Menu
  • Produção
  • Curiosidades
  • Eventos
  • Harmonização
  • LOJA VIRTUAL
Home
/
Oxidação da cerveja: o que é, como e por que acontece?
  • Produção

Oxidação da cerveja: o que é, como e por que acontece?

Na produção de cerveja em escala, os processos são automatizados e controlados para evitar que qualquer defeito se desenvolva na bebida. Quando a produção é caseira é mais difícil ter um controle rígido, pois tudo é feito manualmente e o cervejeiro precisa estar atento a todos os detalhes. Assim, é natural acontecer a oxidação da cerveja.

Já falamos aqui no blog sobre os principais off-flavors, que são os defeitos identificados na bebida. A oxidação da cerveja é um deles. Neste artigo, vamos explicar melhor o que é, como e porque se desenvolve. Confira a seguir e aprenda a evitar durante a sua produção.

O que é oxidação da cerveja?

Oxidação da cerveja o que é, como e por que acontece

A oxidação da cerveja é uma reação química que envolve o oxigênio e outros compostos presentes na bebida e resulta na formação de novos compostos. Em grande parte dos casos, esses novos compostos são indesejáveis, mas também podem ser desejáveis.

Como o oxigênio é um elemento muito reativo e instável, o processo natural é que ele procure uma molécula para reagir e se tornar mais estável. Sozinhas, essas moléculas não apresentam sabor, mas quando entram em reação com o oxigênio podem desenvolver compostos com sabores ruins. Dessa forma, o composto se torna um off-flavor, causando a oxidação da cerveja.

A oxidação da cerveja é uma reação bastante comum e pode acontecer até em produções comerciais. Entretanto, algumas pessoas acabam associando esse off-flavor a um estilo de cerveja específico, o que é um equívoco.

Como saber se a minha cerveja oxidou?

Em grande parte dos casos, isso é possível de perceber por meio do sabor e aroma da cerveja. A oxidação da cerveja causa um sabor e aroma de papelão, papel molhado ou pão mofado. Algumas pessoas associam o aroma com cheiro de abacaxi podre, vai depender de como o paladar de cada pessoa reage.

Além disso, em cervejas mais velhas o sabor amadeirado ou parecido com o couro também pode ser percebido. Em versões escuras e encorpada, o sabor se assemelha ao do xerez (tipo de vinho fortificado).
O processo de envelhecimento da cerveja costuma acentuar essa falha, mas também pode diminuir a percepção dos sabores causados pela oxidação. Acontece que alguns ingredientes usados no envelhecimento podem inibir a oxidação.

Como evitar a oxidação da cerveja?

A oxidação da cerveja pode acontecer em diferentes estágios da produção. Por isso, é preciso ter atenção em cada etapa. A seguir, vamos mostrar como você deve se atentar a cada etapa para evitar que esse off-flavor se desenvolva.

Cuidado com os insumos

O malte moído e o lúpulo podem sofrer oxidação. Evite usar maltes que estão armazenados há muito tempo e prefira os lúpulos frescos. Na hora de armazenar, cuidado para não deixar entrar ar no pacote.

Durante a mostura

Evite mexer muito o mosto, isso evitará a oxigenação excessiva. Na hora da recirculação, coloque o mosto com cuidado para não agitá-lo.

Etapa de fervura

Transfira o mosto da panela de mostura para a panela de fervura sem agitar muito

Durante a fermentação

Certifique-se de que o fermentador está bem vedado para não entrar ar na panela.

Etapa de Maturação

Na hora de passar a cerveja do fermentador para fazer a maturação, evite mexer muito o líquido. Garanta que o tanque está bem vedado para evitar a entrada de ar.

Durante o envase

O envase é a etapa mais crítica de todo o processo. Durante o envase, a cerveja pode ter mais contato com o ar e isso pode provocar a oxidação da bebida dentro da garrafa. Uma solução utilizada por muitos cervejeiros é fazer o prime com uma seringa dentro da garrafa, isso evitará que a cerveja tenha que ser passada para outra panela e tenha contato com o ar.

O espaço entre o líquido e a boca da garrafa não deve ser maior do que 4 centímetros, para deixar o mínimo de ar dentro da garrafa. Prefira as garrafas em cor âmbar, pois evita entrada de luz. As tampinhas pry-off vedam melhor do que as de rosca e nunca reutilize as tampas.

Etapa de armazenamento

Armazene as garrafas na vertical, a horizontal aumenta a área de contato do líquido com o ar, o que pode aumentar a oxidação. Por último, mantenha as garrafas longe da luz.

Você já teve alguma experiência com a oxidação da cerveja? Comente como foi essa situação. Quando colocar nossas dicas em prática, compartilhe os resultados conosco.

AnteriorAnteriorFérias: veja como viajar com cerveja na mala
PróximoColecionismo cervejeiro: será que você foi picado por esse mosquito?Próximo

Veja Também

Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

Como escolher a cerveja perfeita para cada ocasião

Seja uma festa de trabalho ou uma noite casual com amigos, a cerveja é sempre a escolha perfeita. Mas qual tipo de cerveja você deve

Leia mais »
Higienzação de cervejaria

A higienização na produção da cerveja artesanal

Quando se trata da higienização na produção da cerveja, a maioria das pessoas pensa que não é um trabalho necessário. No entanto, isso não é

Leia mais »

NEWSLETTER

Clique no botão de edição para alterar esse texto.

ACOMPANHE NOSSA PÁGINA

instagram

Central Brew
R. Ourinhos, 161
Mooca, São Paulo – SP
Loja virtual
www.centralbrew.com.br
Facebook Instagram
Telefone:
11 2528-7930
Whatsapp:
11 94020-3311
Desenvolvido por DNA Comunicação