A cerveja artesanal é uma indústria em crescimento, e com ela surge a necessidade de cervejeiros qualificados. Esses profissionais são responsáveis pela qualidade de seu produto e precisam tomar precauções para produzir uma boa cerveja artesanal.
Os cervejeiros devem usar técnicas de fabricação de todos os grãos, usar água limpa e garantir que o processo de fabricação siga como esperado. Eles também devem considerar o uso de ingredientes de qualidade, como lúpulo, extrato de malte, cepas de levedura e assim por diante.
Além disso, o cervejeiro também deve ter em mente alguns cuidados específicos no processo de fabricação da bebida, como o período ideal de maturação da cerveja artesanal. Afinal, você sabe qual é o período ideal? É o que vamos explicar neste nosso novo conteúdo. Confira nosso blog para mais informações.
Qual o período ideal de maturação da cerveja artesanal?
O período ideal de maturação da cerveja artesanal é um tema que vem sendo debatido entre cervejeiros, entusiastas e bebedores de cerveja.
A maturação é quando uma cerveja atinge seu pico de sabor e é considerada pronta para beber. O período ideal pode depender de diversas variáveis, como temperatura, tempo de fermentação, processo de envelhecimento e assim por diante.
Há um consenso de que o período ideal para a maturação das cervejas fique entre 7 e 40 dias, mas essa é uma distância considerável e que gera bastante debate entre profissionais.
O que se sabe é que esse período vai mudando de acordo com o tipo de cerveja. Uma Lager, por exemplo, fica em maturação por um período de 30 a 40 dias, por exemplo. Por outro lado, uma IPA pode contar com um tempo mais curto de maturação, chegando a 7 dias em processo para a sua fabricação ideal.
Ainda podemos exemplificar com a cerveja tipo ALE, que leva cerca de 20 dias com seu processo de maturação – considerado um processo mediano se levar em consideração as cervejas que ficam por 40 ou até mais dias.
Algumas pessoas acreditam que o período de maturação da cerveja artesanal pode ser reduzido usando técnicas avançadas de fabricação de cerveja, como dry hopping, envelhecimento em barril e fermentação secundária em garrafas.
Como a temperatura afeta o processo de fabricação de cerveja?
A temperatura tem um grande impacto no processo de fabricação de cerveja. A temperatura da água, por exemplo, é um dos fatores mais importantes na produção. Se a água estiver muito fria, não extrairá açúcar suficiente do malte, e se estiver muito quente a levedura não sobreviverá, e a fermentação será inibida.
A temperatura na qual uma cerveja é fabricada determina que tipo de cerveja ela será. As cervejas fabricadas em temperaturas mais altas têm mais lúpulo e teor alcoólico do que aquelas fabricadas em temperaturas mais baixas.
A maneira mais comum de medir a temperatura é com um termômetro. No entanto, os termômetros nem sempre são precisos, e pode ser difícil detectar uma pequena mudança na temperatura. Por esta razão, muitos cervejeiros usam um hidrômetro para medir a densidade do mosto antes de ferver ou fermentar.
Obtenha os equipamentos necessários na loja da Central Brew
Agora que você já sabe o período ideal de maturação da cerveja artesanal, está na hora de começar a desenvolver sua própria cerveja.
Para isso, é melhor optar por uma loja confiável, que venda produtos de alta qualidade. A loja virtual Central Brew, empresa de insumos para cervejas artesanais, é um ótimo exemplo.
E aí, tem interesse? Então não perca tempo. Visite a loja e comece a montar o seu próprio kit cervejeiro! Também não deixe de acompanhar nosso blog para mais dicas, orientações e novidades sobre o setor.