Ao fazer uma pesquisa na internet sobre a produção de cerveja artesanal, talvez não fique tão claro quanto a fermentação é importante para o processo todo. Como existem etapas, como a brassagem e maturação, que exigem mais atenção e cuidado, a fermentação acaba ficando com a impressão de que é um processo que age sozinho e vai acontecer de qualquer forma.
De fato, a fermentação vai acontecer, mas isso não quer dizer que ela tornará sua cerveja realmente gostosa e com o aspecto esperado. Ter atenção e cuidado com alguns pontos te ajudarão a tornar a sua bebida ainda melhor. Continue lendo.
Como funciona a fermentação da cerveja artesanal?
A fermentação o processo que faz com que as leveduras consumam os açúcares e os transformem em álcool e CO2. Para que esse processo aconteça, além do açúcar presente no mosto,é necessário ter oxigênio e a temperatura adequada. Ou seja, as leveduras dependem da fermentação para transformar o mosto em cerveja.
Algumas leveduras são fermentadas em temperaturas altas, enquanto que outras precisam de temperaturas mais baixas. Por isso, não basta definir uma única temperatura para deixar a levedura fermentando. O controle da temperatura será fundamental para caracterizar a cerveja.
O processo de fermentação pode ser dividido em 3 fases
A fermentação passa por três fases até ser concluída. São elas:
- Adaptativa
- Crescimento
- Estacionária
A levedura precisa passar pelas três fases até concluir o seu processo e transformar os açúcares em álcool.
Adaptativa
A fase começa após a inoculação da levedura e pode demorar até 15 horas para terminar. Nessa fase, as leveduras se adaptam às condições do mosto e absorvem o oxigênio, os minerais e aminoácidos para sintetizar as proteínas.
Crescimento
Os açúcares são convertidos em álcool e CO2. Nessa fase, o tempo pode variar, sendo influenciado por diferentes aspectos, como cepa inoculada, temperatura e oxigenação, mas pode levar de 2 a 10 dias, dependendo do tipo de cerveja.
No crescimento é possível perceber que uma espuma é formada. Essa espuma é composta de leveduras e proteínas do mosto. Pontos de coloração esverdeada também podem ser notados, são resíduos do lúpulo, das leveduras mortas e das proteínas do mosto. Os pontos se fixarão na parede do fermentador.
Estacionária
Na fase estacionária, as leveduras já realizaram praticamente todo o processo, mas a cerveja permanece verde. Isso se deve aos compostos gerados durante a fermentação que ainda não foram totalmente absorvidos pela levedura. Esse processo será concluído nessa fase.
Para acelerar a limpeza do mosto, observe como a densidade original vai diminuindo e estabilizando. Quando estiver estabilizada, aumente a temperatura do fermentador a um grau por dia, até chegar a temperatura adequada para fermentação da levedura. Depois mantenha a temperatura por dois dias.
Cada fase da fermentação é importante para um ciclo da cerveja, por isso deve ser respeitado. Sem esse processo a sua cerveja não atingirá o resultado esperado. Continue acompanhando os conteúdos do blog para aprender cada vez mais sobre o processo de produção de cerveja artesanal.