O uso de extrato de malte no Brasil não é tão comum. Há muita dúvida com relação a esse produto. Os cervejeiros não sabem se altera o sabor, quais são seus benefícios e porque pode ser mais vantajoso.
Opte pelo extrato de malte no lugar do grão e veja uma grande diferença em todo o seu processo. O tempo de produção será menor e você vai precisar de poucos equipamentos. A seguir, entenda melhor sobre o processo de produção com extrato de malte.
Qual é a diferença entre o extrato de malte e o malte em grãos?
O malte é um insumo obtido por meio da germinação de cereais, como cevada ou trigo. O processo depende da imersão do grão na água e da interrupção da sua germinação por meio da secagem. O grão desenvolve as enzimas que são necessárias para modificar os amidos dos grãos. As enzimas são transformadas em açúcares, glicose, maltose, maltotriose e açúcares de maltodextrinas, além de sacarose e frutose.
O extrato do malte é um xarope viscoso criado a partir da brassagem do malte. Para chegar a esse resultado, o malte é moído e cozido em temperaturas controladas. Nesse processo, são extraídos os açúcares que compõem o mosto. Após seu cozimento, o malte é filtrado para obter seu xarope ou extrato.
Ao comprar o extrato de malte, você pula toda essa etapa de moagem, brassagem e cozimento do mosto. Afinal, o ingrediente chega pronto para ser adicionado ao lúpulo.
Por que usar extrato de malte em sua receita de cerveja artesanal?
Muitos cervejeiros têm certo preconceito com o xarope de malte. Um dos motivos é a falta de conhecimento, por não saberem o resultado da produção de cerveja com o extrato de malte. Ou seja, os cervejeiros preferem manter naquilo que já é garantido, no caso o malte em grão.
O outro motivo é a preferência. A produção de cerveja é um processo demorado, que exige tempo e dedicação. É quase que uma alquimia e essa é a magia de fazer a sua própria cerveja. No entanto, parte dessa mágica é deixada de lado quando o cervejeiro usa o extrato de malte, por isso muitos preferem continuar no modelo tradicional.
Embora esses aspectos sejam relevantes para o cervejeiro, o extrato de malte também proporciona diversos benefícios. Veja quais são os principais que listamos abaixo.
Baixo investimento
Para quem está começando e não quer ou não pode investir muito, o extrato ajuda na redução de custos. A produção de cerveja com grãos exige um investimento considerável em equipamentos, como panelas grandes com válvulas extratoras, fogareiro industrial e outros materiais. Dessa forma, é possível reduzir o custo pela metade começando com extrato.
Menores chances de erro
A produção com extrato elimina alguns processos iniciais, com isso reduz o tempo de produção e as chances de erro no processo. Produzindo uma cerveja usando o extrato, o cervejeiro consegue entender o básico da produção, aprender sobre as etapas e se familiarizar com cada uma. Assim, não precisa se aprofundar em tanto conteúdo logo de início.
Produção em maior quantidade
A produção de cerveja é mais rápida quando é feita com xarope de malte. Isso faz com que o cervejeiro ganhe mais tempo para fazer outras receitas ou até repetir uma que já foi feita. Assim, consegue produzir em maior quantidade.
Otimização de espaço de armazenamento
Utilizar grãos de malte na produção de cerveja exige espaço de armazenamento desses grãos e para moer toda a quantidade necessária para a receita. Isso não acontece com o extrato de malte, por ser em xarope o espaço necessário é bem reduzido. Portanto, o extrato é uma opção vantajosa para muitos cervejeiros.
Quer começar a produzir sua cerveja com extrato? Acesse o nosso site e encontre as melhores opções.