A produção de cerveja de forma artesanal, em casa, não vai proporcionar os mesmos resultados da produção industrial. Por isso, quem está começando pode ficar um pouco decepcionado ao perceber que algumas características não foram obtidas. Esse é o caso do gás, por exemplo.
No processo de produção caseira, o resultado não será de uma cerveja com gás. Isso quer dizer que a bebida não vai formar aquelas bolhas que você está acostumado a ver nas cervejas produzidas de forma industrial. Para ter esse resultado, será preciso incluir mais uma etapa em seu processo: fazer o priming na cerveja. Entenda melhor sobre o assunto a seguir!
O que é o processo de priming na cerveja?
Priming pode ser considerado como uma segunda fermentação. O processo é realizado para carbonatar a cerveja, ou seja, deixá-la com gás. Para isso, é necessário que uma quantidade de açúcar seja adicionado. Assim, uma leve fermentação será gerada na bebida, fazendo com que ela produza mais gás.
Isso quer dizer que ao fazer a primeira fermentação, a sua cerveja não atingirá o nível de açúcar necessário para formar o gás na bebida. O priming é realizado depois que a bebida já foi envasada.
Como o priming na cerveja é feito?
Primeiramente, é preciso definir qual será o tipo de açúcar usado no processo de priming. Essa escolha vai influenciar no resultado da sua bebida, podendo deixá-la com um sabor diferente, por exemplo. É importante entender como o açúcar escolhido pode influenciar no estilo de cerveja que você decidiu produzir para que o resultado não seja diferente do esperado.
Os açúcares mais utilizados são de milho (dextrose), açúcar de mesa (sacarose) e extrato de malte seco (DME). O fermento residual que estimula a carbonatação é responsável pelo gás na cerveja.
O açúcar de milho é o mais recomendado para quem não tem muito conhecimento sobre o assunto. Esse tipo de açúcar é mais fácil de ser consumido pelo fermento e tem um sabor neutro, assim não vai interferir no sabor da sua cerveja.
A forma mais segura de fazer esse processo, para evitar resultados diferentes, é usando toda a cerveja de uma vez. Sem dividir em garrafas. A seguir, apresentamos um passo a passo, usando o açúcar de milho como base:
- Ferva 3/4 de taça de açúcar de milho (113,4 gramas) e deixar esfriar;
- Despeje a sua solução de priming em um balde de engarrafar;
- Em seguida, coloque toda a cerveja nesse balde. Um sifão sanitizado pode te ajudar com isso. A saída do sifão deve ser colocada por baixo da superfície da solução de priming;
- Despeje devagar para evitar que a cerveja salpique ao cair, isso evitará a formação de oxigênio;
- Mantenha o sifão uma polegada a uma distância de uma polegada do fundo do balde. Isso evitará que a levedura ou sedimento seja sugado pelo sifão.
Outras formas de adicionar o priming também podem ser adotadas, para quem está começando, esse é um dos processos mais simples. Você conhece ou já fez outro processo? Compartilhe nos comentários.