A fermentação é um dos processos mais importantes da produção de cerveja. Já explicamos por que neste texto. Por ser um processo feito, praticamente, sozinho, muitos cervejeiros iniciantes acreditam que não devem interferir. Realmente, não se deve interferir na etapa de fermentação, mas é fundamental ter controle sobre o processo. Saiba mais a seguir.
O que é a fermentação?
A fermentação é o processo em que as leveduras consomem os açúcares fermentáveis do mosto e os transformam em álcool e gás carbônico e reduzem o PH da cerveja. A combinação responsável por formar a cerveja.
O tempo e temperatura da fermentação podem variar de acordo com o tipo de cerveja, a densidade inicial do mosto, o tipo de levedura e as características que o cervejeiro quer dar para a bebida.
Existem três fatores que vão determinar se a fermentação foi feita adequadamente:
- a quantidade e viabilidade da levedura
- se houve boa aeração do mosto
- o controle da temperatura da fermentação.
Adicionar corretamente a levedura garante que a fermentação seja mais consistente e controlada. A demora para começar a fermentação pode propiciar o desenvolvimento de bactérias e leveduras selvagens. A adição insuficiente pode atrasar o início da fermentação e a formação de subprodutos indesejados. A aeração também é fundamental para garantir que as leveduras se reproduzam de forma saudável.
Qual é a temperatura ideal para a fermentação da cerveja?
Depende. O valor é determinado pela receita que será seguida, com o passar do tempo e a prática, o cervejeiro pode identificar qual é a melhor temperatura para o seu processo, mas no início é importante seguir a indicação da receita. Independentemente de qual seja a temperatura determinada, é importante entender como as leveduras reagem a esse processo.
As leveduras são diretamente afetadas pela temperatura que estão expostas. Uma temperatura abaixo do mínimo necessário para a fermentação vai fazer com que as leveduras tenham baixa atividade e adormeçam.
Enquanto uma temperatura muito alta vai fazer com que as leveduras trabalhem rápido demais e de forma incorreta, estimulando o desenvolvimento de compostos indesejáveis, como álcool superior e a formação de ésteres frutados, que serão difíceis de remover.
Deixar o mosto fermentar na temperatura correta para a levedura utilizada vai fazer diferença no resultado da cerveja. De forma geral, o mosto deve ser mantido em local seco e escuro, com temperatura estável.
Como saber que a fermentação terminou?
A conclusão da fermentação vai depender de uma série de fatores, como o estilo da cerveja, o tipo de levedura utilizada, entre outros. A forma mais fácil de descobrir é utilizando um densímetro e uma proveta para fazer medições desde o início do processo.
Antes de iniciar a fermentação, faça uma medição da densidade e anote o valor. Depois de dois a quatro dias faça uma nova medição, se o resultado tiver diminuído é sinal de que a sua fermentação já iniciou.
Vá fazendo medições a cada dois dias e verificando se o resultado está próximo ou já chegou ao valor de densidade indicado em sua receita. Quando o número estabilizar é porque a fermentação já terminou.
O processo de produção de cerveja está terminando, nos próximos conteúdos você saberá mais sobre a maturação e envase. Acompanhe.