Quem decide começar uma produção de cerveja artesanal tem diversas dúvidas. Isso é bastante natural, afinal o processo não é simples, exige conhecimento vasto e aprofundado. Depois de muito pesquisar, no entanto, é possível que o cervejeiro ainda tenha dúvidas sobre qual receita produzir.
Existem algumas receitas de cervejas que são mais simples e podem ajudar nesse início. Por outro lado, é comum que o cervejeiro queira produzir aquele estilo que mais agrada, o que pode ser um erro. Nem sempre o seu estilo preferido será o mais fácil de produzir. Neste artigo, listamos alguns estilos que não são indicados para quem está começando. Confira!
3 tipos que você deve evitar como principiante na produção de cerveja artesanal
Muitos cervejeiros podem pensar na lógica de produzir a cerveja que mais gostam, pois isso dará uma motivação maior e o resultado será apreciar a bebida de sua preferência. É preciso ter cuidado com esse pensamento. Embora a produção de cerveja seja composta pelos mesmos processos, em geral, algumas etapas podem variar ou será necessário ter mais atenção com algumas tarefas.
Além disso, a complexidade pode exigir muito de um cervejeiro iniciante. No final, o resultado pode ser decepcionante, fazendo com que tempo e dinheiro sejam perdidos. O ideal é sempre começar pelos processos e receitas mais simples. Veja a seguir quais estilos de cerveja você deve evitar até adquirir experiência.
Cervejas mais alcoólicas
As cervejas mais alcoólicas tem uma gravidade inicial (OG) maior. Em termos de produção, apresentam algumas particularidades, são mais complexas de produzir. Os off-flavor aparecem muito nesse tipo de cerveja. Consequentemente, são mais difíceis de produzir e acertar o resultado. Por isso, não são indicadas para quem está começando a produção de cerveja artesanal, apenas para quem já domina os processos.
Lagers
Embora passe por um processo semelhante ao de muitas cervejas e tenha a temperatura controlada durante a fermentação, ainda assim, a Lager não é uma cerveja tão fácil de produzir. Isso porque, esse estilo exige que o resultado seja uma cerveja muito limpa. Caso algo não saia como o planejado ou qualquer erro aconteça durante o processo, essa característica não será alcançada.
Cervejas mais lupuladas
Esse processo exige que uma carga maior de lúpulo seja adicionada à cerveja. No início, quando ainda está aprendendo, é provável que o cervejeiro não saiba clarificar bem a cerveja. Além de não conseguir separar bem o lúpulo, o que pode causar um amargor desagradável.
Quem está começando a produzir cerveja artesanal deve procurar receitas mais comuns, mais fáceis de beber e com teor alcoólico mais baixo. Por fim, domine o processo, isso te ajudará a ter mais confiança para testar, arriscar e até criar.