Algumas pessoas escolhem seus roteiros de viagem de acordo com a cena gastronômica do lugar. Outras estão interessadas na cultura do local. Há também aqueles que procuram belezas e paisagens naturais. Ou ainda, quem prefere locais históricos.
Para muitos cervejeiros, nenhum desses critérios é válido se no local não tiver boas opções de cervejas para apreciar. Na Europa, muitas cidades recebem turistas interessados em conhecer as cervejarias mais famosas e antigas do mundo, mas será que no Brasil existem opções para quem quer apreciar boas cervejas? Existe! Neste artigo, vamos montar um roteiro do cervejeiro e te mostrar as melhores opções de destinos para que você possa apreciar uma boa ceva. Confira!
Roteiro do cervejeiro: veja aonde ir para apreciar as melhores cervejas do Brasil
Serra Catarinense
A região sul, principalmente Santa Catarina, é repleta de boas cervejarias. No Vale do Itajaí, há uma região chamada Vale da Cerveja, também conhecida como Vale Europeu ou Vale do Itajaí. No local, há várias cervejarias e atrações para os cervejeiros participarem durante o ano inteiro.
Curitiba
Em Curitiba, há o Beer Train, um trem que percorre um roteiro entre Curitba e Morretes, no Paraná, passando pelas melhores cervejarias da região. O Beer Train é um evento organizado pela cervejaria Bodebrown, uma cerveja artesanal bastante conhecida no Brasil. Sua fábrica também fica aberta para visitação.
Região Serrana do Rio
A Região Serrana do Rio de Janeiro também conta com uma variedade de cervejarias. Em Petrópolis, está a antiga fábrica da cerveja Bohemia. Logo ao lado, em Teresópolis, está a Vila St. Gallen, com aulas sobre fabricação e harmonização de cervejas. Um pouco mais abaixo do mapa, em Nova Friburgo, o cervejeiro também vai encontrar a Ranz, que integra a Rota Cervejeira do estado.
Belo Horizonte
Belo Horizonte conta com algumas cervejarias tradicionais que permitem a visitação na fábrica e a prova das cervejas. As mais famosas são Wäls e Backer. Em Nova Lima, na região metropolitana da cidade, há também outras cervejarias artesanais abertas para visitação, como a Krug Bier.
Ribeirão Preto
Em São Paulo, há inúmeras cervejarias, mas Ribeirão Preto se destaca por ter algumas das melhores de todo país. Na região estão as fábricas das cervejas Colorado, Invicta e Lund etc. E há uma programação especial, onde é possível visitar todas as fábricas de uma única vez.
Bahia
Além de cenários paradisíacos e muito calor (a combinação perfeita para uma boa cerveja), na Bahia existem cervejarias renomadas. Entre as principais estão a Cervejaria Arraial d’Ajuda, que é marca registrada do distrito de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda. O grande diferencial dessa cervejaria é o processo de refermentação do líquido, que dá um sabor e textura bem especial à cerveja, feito de forma orgânica, sem nada químico. A cervejaria é especializada no estilo Ale e atua desde 1984.
Amazonas
O Amazonas conta com algumas cervejarias. Em especial, a Cervejaria Fellice que foi uma das primeiras a chegar no estado. A cervejaria existe desde 2002 e segue à risca a Lei da Pureza da Baviera, que permite apenas o uso de quatro ingredientes na cerveja. Água, malte, lúpulo e levedura.
A fábrica recebe visitantes, que podem experimentar todos os rótulos de suas cervejas e apreciar uma ótima refeição amazonense no restaurante da cervejaria.