Começar a produzir a própria cerveja exige repertório. Mesmo para quem opta por seguir receitas é preciso conhecer os estilos de cerveja, saber o que gosta e o que não gosta. Já falamos sobre diferentes estilos aqui no blog e hoje você vai conhecer a cerveja Mazbier.
A Malzbier é considerada como uma cerveja escura ou preta, como muitas pessoas costumam chamar. É mais adocicada e tem diversas características que a tornam única e a preferida de muitos cervejeiros. Conheça mais sobre a cerveja Malzbier neste artigo.
Como a cerveja Malzbier surgiu?
A Malzbier surgiu na Alemanha, foi criada por Ferdinand Glaab. Originalmente, é uma cerveja doce, com pouca fermentação e baixo teor alcoólico, entre 0 e 4%, em geral. No Brasil, a Malzbier é produzida como uma American Pale Lager.
Alguns especialistas contam que, por volta de 20 anos atrás, a cerveja era feita com objetivo de reaproveitar o líquido que sobrava no início e no fim da filtração ou de cervejas que não passaram no teste de qualidade. Com o passar do tempo, a cerveja foi ganhando mais qualidade, o que fez com que seu padrão fosse elevado. Assim, a bebida deixou de ser vista como sobra ou reaproveitamento.
Embora tenha surgido na Alemanha, por lá a bebida não é mais considerada como uma cerveja, mas sim como energético e se enquadra como “outras cervejas com baixo teor alcoólico”. No Brasil, é muito conhecida e consumida.
Como a Malzbier é produzida?
O processo de produção da Malzbier conta com uma fermentação padrão, porém com menos lúpulo do que outras cervejas. A refrigeração, por outro lado, é feita acima do ponto de congelamento e antes de acionar a levedura. O objetivo é fazer com que a levedura permaneça em estado inativo, para manter o açúcar da bebida.
A produção de Malzbiers brasileiras conta com adição de xarope de açúcar e caramelo. Esses ingredientes são adicionados depois que a cerveja é filtrada e são os responsáveis por torná-la escura e doce;
Como outros ingredientes também são usados e o uso de malte se concentra em abaixo de 20%, a Malzbier deixou de ser considerada como uma cerveja, pelo Beer Judge Certification Program (BJCP).
As características da bebida
Embora não seja considerada como uma cerveja pelos órgãos de regulação, muitas empresas vendem essa bebida dessa forma e diversas pessoas a consideram como tal. Veja a seguir quais são as principais características da bebida:
- Aparência: é uma bebida de coloração escura e com uma espuma bastante cremosa e persistente;
- Aroma: o caramelo e o açúcar são bem presentes na bebida, podendo também conter notas de chocolate;
- Sabor: a cerveja não possui amargor e proporciona uma cremosidade intensa na boca, que causa uma sensação leve de empanturramento. Isso faz com que seja considerada uma boa fonte de carboidratos;
- Dulçor: a bebida apresenta forte dulçor, que pode incomodar quem não aprecia essa característica;
A cerveja Malzbier se popularizou nos anos 1990, quando começou a ser indicada como uma opção para mulheres em fase de amamentação, trabalhadores e pessoas com anemia e baixa imunidade.
Isso porque, a levedura usada na bebida tem um teor elevado de nutrientes e proteínas, o que fazia com que acreditassem que a cerveja era capaz de combater a anemia, por ser rica em ácido fólico.
A bebida chegou até a ser usada como suplemento alimentar. No caso das mulheres, acreditava-se que a bebida estimulava a produção de leite e aliviava a tensão nas mães.
Você já apreciou uma Malzbier? Conhecia essas características sobre a bebida? Compartilhe essas informações com seus amigos.