Os estilos de cerveja compreendem uma série de características e diversos rótulos que agradam apreciadores no mundo todo. O objetivo da série estilos de cerveja é apresentar a diversidade e proporcionar mais conhecimento ao cervejeiro iniciante.
Neste artigo, vamos falar sobre as cervejas do estilo Pilsen, consideradas como uma paixão mundial. Aproveite a leitura e saiba mais.
A origem do estilo Pilsen
O estilo Pilsen surgiu em 1842, quando o especialista alemão Josef Groll criou uma cerveja suave, clara e fermentada a frio para a, recém-criada, fábrica Pilsner Urquell.
Segundo a história, os tchecos estavam cansados de tomar cervejas de má qualidade, por isso buscaram o especialista para reinventar a bebida no local. A cerveja criada por Josef Groll era dourada, de espuma cremosa e sabor único.
Apesar de ter características de uma cerveja encorpada, a Pilsen da República Tcheca era suave e moderada no amargor. Por ter sido criada na cidade de Pilsen, na região da Bohemia, o estilo foi batizado de Bohemian Pilsner.
A evolução do estilo Pilsen
Depois de ter virado sucesso na região, a Pilsner Bohemian despertou um desejo em outros países de produzirem sua própria cerveja. Assim, os alemães criaram a German Pilsner, que respeitava a tradição germânica, enfatizando o lúpulo e criando uma versão mais amarga da Pilsen.
Os alemães levaram o estilo para os Estados Unidos, junto com a tradição de sua escola cervejeira. Na mesma época, teve fim a Lei Seca, em 1933, e fez com que os estadunidenses se interessassem mais pela bebida. Enquanto isso, a Europa ainda estava sofrendo com as consequências da Segunda Guerra Mundial, que causou escassez de diversos insumos, como malte e lúpulo.
Para compensar a falta da cevada, os produtores começaram a inserir outros cereais na bebida, como milho e arroz. Isso fez com que a Pilsen se tornasse ainda mais leve e refrescante. Dessa forma surgia a American Pilsner, uma variação inspirada na Pilsen tcheca.
Essa adaptação, comparada com a versão europeia, se tornou a preferência em grandes mercados mundiais, inclusive no Brasil. Esse estilo é responsável por 90% do consumo mundial de cerveja.
A água faz toda diferença
Já falamos aqui no blog como os tipos de água podem influenciar no resultado da produção de cerveja. A Pilsen é um exemplo disso, segundo a história da criação da cerveja, quando Josef Groll chegou à República Tcheca para produzir a Pilsen, percebeu que a água da cidade era muito suave. E isso influenciou no resultado da bebida.
O sucesso da Pilsen se deve, em grande parte, aos mananciais da região em que foi produzida. Uma região com águas moles e baixas cargas de sais, como cálcio e magnésio. Essa era uma das características que outras cervejarias no mundo buscavam para imitar o sabor do estilo tcheco. Com o tempo, isso se tornou possível, graças a tecnologia.
Gostou de conhecer mais sobre esse estilo de cerveja? Qual é a sua opinião sobre a Pilsen? Compartilhe conosco! Deixe um comentário abaixo.