A cerveja Saison Belga, mas diferente das clássicas, como Lambic e as cervejas de Abadia, pois sua produção se concentrou mais na região de fronteira com a França. Por isso é uma cerveja de carbonatação alta, bem condimentada e refrescante.
Se você nunca experimentou, produziu e ainda não conhece uma cerveja Saison, esse é o momento de conhecer. Neste artigo, vamos contar sobre a história desse estilo de cerveja e quais são suas principais características. Confira!
Como a cerveja Saison surgiu
A cerveja Saison surgiu em Valônia, uma região rural do sul da Bélgica. Começou a ser produzida em fazendas, por isso também é chamada de Farmhouse Ale, que traduzido significa “casa da fazenda”.
A produção da cerveja era sazonal, por isso o seu nome. Acontecia sempre no final das estações mais frias para que os lavradores não ficassem sem fazer nada durante o inverno, período em que a demanda de trabalho era menor. Além disso, a produção acontecia nessa época porque o processo de fermentação nas estações mais quentes era prejudicado. A maioria das garrafas produzidas nesse período estragavam.
Naquela época, não existia refrigeração, assim, as cervejas precisavam ser produzidas em temperaturas mais baixas. O resultado esperado era uma cerveja resistente e robusta para aguentar quando as temperaturas subissem, mas também fosse agradável para matar a sede.
As características da cerveja Saison
Como a origem da cerveja é caseira, todo seu processo é bem artesanal. Para produzir uma saison, é preciso fermentá-la em altas temperaturas para obter uma bebida densa, com uma boa formação de espuma, cor dourada e ter um aspecto turvo.
O aroma tradicional de uma Saison é com notas frutadas, em conjunto com a levedura e especiarias. O sabor também é frutado, mas apresenta um amargor moderado, com acidez leve e o final seco.
Outra característica da Saison é que é bastante comum encontrar ingredientes diferentes em sua composição. Isso proporciona um sabor mais complexo para a bebida. Coentro, cascas de laranja, pimenta, café, cana de açúcar, gengibre e outros ingredientes culinários – também presentes em outras cervejas – podem ser percebidos na Saison. Por isso, as cervejas Saison são bem condimentadas.
As cervejas Saison, originalmente, apresentam baixo teor alcoólico. Por ser uma cerveja produzida e consumida por trabalhadores rurais, não podia ser muito forte para não atrapalhar a lavoura. Hoje em dia, no entanto, é possível encontrar cervejas Saison com diferentes níveis alcoólicos.
Com o fim das fazendas, causado pela Primeira Guerra Mundial, as cervejas Saison pararam de ser produzidas. A produção foi retomada apenas após o fim da Segunda Guerra Mundial, mas com menos força. Anos depois, algumas cervejarias começaram a procurar informações sobre esse estilo de cerveja para produzi-la.
Hoje, é possível encontrar alguns rótulos dessa cerveja, conheça dois abaixo:
St Feuillien Saison: cerveja de alta fermentação secundária, muito sabor, ricas nuances e leve amargor. Tem uma característica bem clássica do estilo, não filtrada e com o processo de refermentação na garrafa. Isso torna mais intensos os aromas de laranja, coentro, mel e cravo. O teor alcoólico desse rótulo é de 6,5%.
Tupiniquim Saison de Caju: essa brasileira é muito refrescante, fermentada com a levedura selvagem Brettanomyces. A receita conta com adição de polpa de caju, manga, aromas frutados e uma leve acidez. O teor alcoólico é de 4,5%.
Gostou de conhecer a cerveja Saison? Compartilhe este conteúdo com seus amigos e continue acompanhando o blog da Central Brew.