As cervejas Stout são originárias da Irlanda, criadas como uma opção para quem não gostava do sabor adocicado de cervejas populares na época, como a inglesa Porter. Elas são cervejas de cor escura, que contam com um aspecto forte, cremoso e encorpado, além do sabor característico do café e do malte torrado.
Embora as cervejas Stout sejam muito populares em países mais frios, especialmente na Irlanda e na Inglaterra, não são tão famosas no Brasil, provavelmente, devido ao clima tropical, que não combina tanto com uma cerveja tão forte.
Principais características das cervejas Stout
Por serem produzidas com alta fermentação (ALE) e uma quantidade excessiva de malte torrado ou cevada tostada, as cervejas Stout adquirem um aspecto encorpado e uma cor muito escura, portanto, as bebidas nesse estilo são popularmente conhecidas como cervejas pretas. Outra característica marcante das cervejas Stout, é a formação de espuma cremosa.
Devido à potência das cervejas Stout, cujo nome pode ser traduzido para “forte”, ao amargor do lúpulo e do malte tostado, ao teor alcoólico elevado e ao sabor forte de café e cacau, que lembram levemente um capuccino, são vistas como cervejas que aquecem, ou seja, excelentes escolhas para o inverno.
Diferenças entre cervejas Stout e Porter
A cerveja Porter foi criada na Inglaterra e se tornou muito popular entre os trabalhadores dos portos de Londres. Algum tempo depois, foram criadas variações deste tipo de cerveja, como as irlandesas chamadas de Stout Porters, um estilo mais forte, amargo e encorpado.
Devido às diferenças entre elas, os estilos foram completamente separados, assim, as cervejas Stout atuais não levam mais o nome Porter. Na metade do século 18, foi criada a Stout que ficaria famosa no mundo inteiro e daria reconhecimento ao estilo: a Guinness
As diferenças mais marcantes entre elas é que as cervejas Stout são secas e amargas, enquanto as Porters são mais frutadas, além do teor alcoólico, que pode chegar até 8% nas Stouts, enquanto se mantém em uma média de 4 a 6% nas Porters.
Tipos de cervejas Stout
Com o tempo, começaram as subdivisões das cervejas Stout, que apresentavam diferentes densidade, amargor, teor alcoólico e coloração. Conheça algumas das principais:
- Dry Stout: É a versão mais seca, amarga e cremosa das cervejas Stout, com forte sabor do malte torrado e de café, unido aos toques de cacau.
- Sweet Stout: É uma versão adocicada das cervejas Stout, pois leva em sua receita a adição de lactose, para diminuir o amargor. Essa é a variação que mais lembra um capuccino.
- American Stout: a versão americana das cervejas Stout é bem parecida com a fórmula original, porém, utilizando ingredientes nacionais, como o lúpulo americano, que confere um sabor mais cítrico.
- Russian Imperial Stout: essa variação, também conhecida como Double Stout, possui uma coloração ainda mais escura e maior quantidade de álcool, pois eram muitas exportadoras da Inglaterra para Rússia e precisavam suportar baixíssimas temperaturas sem congelar.
Gosta das cervejas Stout? Conte para gente qual é a sua preferida!