Quem está começando a produzir cerveja em casa precisa conhecer, pelos menos, os principais estilos. Esse conhecimento vai ajudá-lo a entender como as receitas funcionam, identificar as mais fáceis de produzir no início e, principalmente, aquelas com que o cervejeiro se identifica.
Preparamos uma série de conteúdos sobre estilos de cerveja para te ajudar com essa tarefa. O objetivo é reunir todos os estilos aqui no blog. Assim você pode ler e consultar quando precisar. No post de hoje, vamos falar das cervejas
Cervejas Bock. Conheça melhor esse estilo a seguir!
Como as cervejas Bock surgiram
As cervejas Bock surgiram em Einbeck, no norte da Alemanha, no século 13. Naquela época, a cidade era especializada em produzir cervejas Ale escuras, feitas com cevada e trigo, que eram exportadas para Munique e para a família real da Bavária.
Por volta de 1500, o Duque Wilhelm V da Bavária decidiu que começaria a fabricar sua própria cerveja, usando como inspiração a Ale de Einbeck. O objetivo do Duque era recuperar o mercado que a região havia perdido para os comerciantes do norte.
Anos depois, o sucessor do Duque, Maximilian, contratou Elias Pichler, cervejeiro de Einbeck, para deixar a cerveja da região mais parecida com a original. Pichler produziu a cerveja seguindo as tradições de Munique, assim a Einbeck se transformou em uma Strong Lager, ficando conhecida como Bockbier.
A primeira fabricação da cerveja, como conhecemos hoje, foi em 1614. A Bock tradicional é uma cerveja escura, adocicada, levemente lupulada e com coloração que pode variar do cobre claro ao castanho. Outra característica da Bock é seu abundante e persistente colarinho. O aroma desse estilo é maltado e sabor com bastante presença de caramelo.
Quais são as principais característica do estilo de cervejas Bock?
Bocks são cervejas tipicamente escuras, o malte é predominante no aroma e no sabor, mas pode adquirir outras características, como notas de caramelo, picantes e de chocolate, levemente tostadas. As versões mais escuras das cervejas Bock podem apresentar, ainda, sabores e aromas semelhantes aos de ameixa fresca ou seca.
Quando comparada com outros estilos, como as Lagers, as cervejas Bock apresentam maior teor alcoólico e são mais fortes. Além disso, as cervejas Bock podem apresentar variações do estilo tradicional.
- Maibock: são cervejas mais claras do que as Bocks tradicionais e costumam ser mais consumidas na primavera europeia, que se inicia em maio;
- Doppelbocks: essa variação conta com teor alcoólico mais elevado do que a Bock tradicional. Além disso, o amargor do lúpulo é diferenciado. As outras características são as mesmas;
- Eisbock: é uma variação mais alcoólica do que a anterior, devido ao processo de congelamento da cerveja.
Agora que você já conhece a história desse estilo de cerveja, compartilhe conosco a sua experiência. Você já conhecia as cervejas Bock? Quais são os rótulos que mais te agradam e porquê?