Talvez você não saiba, mas existem diversos estilos de cerveja espalhados pelo mundo. Felizmente, a cultura cervejeira está bastante difundida, por isso é possível ter acesso a grande parte deles sem precisar sair do Brasil. Todos os meses publicamos um artigo aqui no blog, contando sobre um estilo e este mês vamos falar sobre as Red Ale.
A seguir, você vai conhecer mais sobre um dos estilos de cerveja mais conhecidos no mundo. As Red Ale são bem características e se você ainda não provou um rótulo desse estilo, ficará curioso depois de ler o nosso artigo. Confira!
Red Ale: conheça as cervejas vermelhas
O estilo Red Ale é formado por cervejas com cores que variam do âmbar ao marrom. Esse estilo é dividido entre as:
- Irish Red Ale – cervejas de corpo médio, leve dulçor de caramelo e baixa presença de lúpulo;
- Belgian Flanders – cervejas com acidez láctica ou acética, aroma frutado de cereja e sem sabor e aroma de lúpulo;
- American Red Ale ou Amber Ale – cervejas de amargor médio, boa presença de malte e com notas suaves de caramelo;
- Double Red Ale – são cervejas de amargor intenso, lúpulo balanceado com malte caramelo e notas levementes tostadas;
- Imperial Red Ale – são cervejas de teor alcoólico elevado, amargor intenso e presença marcante de lúpulo, balanceado por um malte caramelizado.
De forma geral, o que caracteriza uma Red Ale são seus tons avermelhados, o aroma caramelizado, com notas de malte tostado que são predominantes no aroma. No entanto, esse estilo de cerveja também pode ser acompanhado por aroma de frutas ou herbáceos e terrosos causados pelo lúpulo.
Quais são as principais características de uma cerveja do estilo Red Ale?
Aroma
As cervejas Red Ale apresentam aroma de malte que varia de baixo a moderado, podendo se apresentar como caramelo tostado ou toffee. Em alguns rótulos, o aroma é mais para o amanteigado e sem presença – ou bem baixa – de lúpulo.
Aparência
Esse estilo de cerveja tem uma cor que pode ir do âmbar ao cobre avermelhado profundo. A maior parte dos rótulos apresentam matiz avermelhado profundo. Além disso, as Red Ale são bem límpidas, com colarinho baixo, variando entre o branco e o bege.
Sabor
O malte caramelo e o tostado amanteigado, lembrando toffee, são características bastante presentes nas cervejas do estilo Red Ale. No final, um leve gosto de grão torrado pode ser percebido, causando uma sensação de secura.
A maioria dos rótulos não contam com lúpulo de sabor, mas podem apresentar um sabor leve de lúpulo inglês. Outra característica é o amargor de lúpulo médio-baixo, que pode se tornar mais perceptível ao combiná-lo com o uso de grãos torrados.
O final pode ser moderadamente de seco a seco, suave (principalmente em versões lagers) e sem ésteres.
Sensação na boca
A Red Ale é uma cerveja de corpo de médio-leve a médio. Alguns rótulos, com baixo nível de diacetil podem proporcionar uma sensação levemente viscosa na boca. Sua carbonatação é moderada. É uma cerveja macia de se apreciar, mas que oferece um rápido calor alcoólico em suas versões mais fortes.
De forma geral, a Red Ale é uma cerveja fácil de beber, com bastante realce para o malte, doce no início e mais torrada e seca para o final. Além disso, seu caráter torrado de amargor podem se elevar, caso seja servida muito fria.
Você já conhecia a Red Ale? Conta para nós quais são seus rótulos preferidos. Em nosso site você encontra diversas opções.