A produção de cerveja envolve uma série de processos, que precisam ser realizados de forma minuciosa e com atenção. A falta de controle na adição de insumos, temperatura muito baixa ou alta são fatores que podem prejudicar a produção. Por esse motivo, muitas pessoas usam um software cervejeiro de apoio.
O software cervejeiro é um sistema por onde é possível acompanhar um passo a passo, fazer o cálculo de volume alcoólico, calcular o IBU, entre outros processos. Neste artigo, você vai entender melhor sobre esse tipo de sistema e como ele pode te ajudar. Confira!
O que é o software cervejeiro?
O software cervejeiro é um sistema de apoio à produção de cerveja. O sistema reúne informações que orientam os processos de produção e é alimentado com os dados que o cervejeiro vai adicionando.
Por meio desse armazenamento, compilação e integração dos dados, torna-se mais fácil manusear as informações para conduzir a produção. Existem diversos softwares, que podem ser usados em sistemas operacionais Windows, Linux ou OS MAC.
Quais recursos um software cervejeiro oferece?
As ferramentas disponíveis no mercado oferecem diferentes soluções. Com um software cervejeiro, é possível criar receitas do zero, com os ingredientes que foram previamente cadastrados no sistema, pelo próprio usuário.
Os cálculos de diferentes parâmetros, como cor, IBU etc., são feitos em tempo real e o cervejeiro consegue ter estimativas sobre o amargor, a densidade e o teor alcoólico de sua receita. A quantidade de leveduras necessárias também pode ser obtida por meio do software.
No dia da brassagem, o cervejeiro pode contar com o software para ter instruções sobre a sua receita. Depois de finalizado todo processo, o sistema entrega um inventário do estoque. As informações ajudarão no cálculo do custo da produção e de tudo que foi usado. Assim, o cervejeiro conseguirá otimizar as próximas receitas, identificar falhas em processos anteriores e pensar em melhorias para as próximas produções.
Por que você precisa usar um software cervejeiro?
A tecnologia é uma aliada na vida pessoal, profissional e nos momentos de lazer. Contar com recursos tecnológicos que otimizam o tempo, tornam os processos mais simples e assertivos é um benefício que todos querem ter acesso.
Esses fatores seriam suficientes para justificar porque você deve utilizar um software cervejeiro, mas não são apenas essas vantagens que esse recurso oferece. A seguir, você vai conferir outras vantagens de usar ferramentas como essas.
- Ganhe agilidade ao desenvolver sua receita: o software cervejeiro reúne todos os ingredientes em uma lista e você pode selecioná-los para criar suas combinações;
- Aumente a eficiência e a consistência de suas produções: você pode deixar blocos, cadernos e planilhas de lado, todas as informações sobre brassagens: ingredientes utilizados, dados de densidade, rampas de temperatura etc., serão armazenados no sistema, que vai te entregar informações precisas para a sua produção;
- Tenha instruções para sua produção: alguns softwares cervejeiros entregam um passo a passo completo após a finalização da receita. As orientações se baseiam nas informações da sua receita para entregar um processo mais preciso;
Mantenha tudo organizado: alguns processos da produção de cerveja podem ser em complexos e desorganizados, no fim o local vira uma verdadeira bagunça e isso pode até prejudicar o cervejeiro. O sistema mantém todos os dados reunidos e armazenados em um único local, assim você terá apenas um ambiente para consultar.
Banco de dados: todo cervejeiro mantém um histórico sobre as suas produções, em geral fazem isso em diários ou cadernos. O software elimina essa necessidade. Você pode adicionar todas as informações nesse sistema e acompanhar os dados, fazer comparações e análises no futuro.
Então, convencido de que um software cervejeiro pode te ajudar? Se você já usa esses sistemas, compartilhe sua experiência conosco.