Um dos segredos para ter sucesso na produção da cerveja é executando uma boa brassagem. A combinação dos grãos com a cerveja depende da temperatura em que o processo é realizado. O aquecimento que o mosto é submetido afeta no corpo e no resultado da bebida.
Provavelmente, você já deve ter ouvido falar que é possível ajustar o perfil de brassagem ao estilo da cerveja que está produzindo. Para isso, é fundamental entender como a temperatura vai influenciar nesse processo. Saiba mais a seguir.
Por que a temperatura da brassagem é importante?
As características que a cerveja vai receber são influenciadas por questões como o ingrediente e o processo. O controle do tempo, por exemplo, é fundamental para a conclusão de algumas etapas. O equilíbrio do amargor depende do lúpulo escolhido. Cores e sabores são influenciados pelo tipo de grão ou torra.
O corpo da cerveja e a sensação que proporciona na boca são definidos a partir da temperatura da brassagem. O processo de brassagem pode tornar a experiência de degustação da sua cerveja melhor ou pior. Entender como a temperatura interfere nesse resultado e aprender a acertá-la vão te ajudar a conquistar o resultado desejado.
Como a temperatura da brassagem interferem no corpo e percepção da cerveja?
A espessura e o peso são o corpo da cerveja. Quando uma cerveja tem mais corpo, sua gravidade final (OG) é maior, assim como sua consistência. Diferentemente das cervejas de corpo leve. Cervejas com mais corpo podem ter mais álcool, porém isso não é regra. É possível ter uma cerveja encorpada com menor teor alcoólico. Para isso, deve-se ajustar a temperatura da brassagem.
A sensação que a cerveja causa ao paladar dependem do conjunto formado por temperatura, textura e sabor. Quando vamos apreciar uma cerveja escura, esperamos que seja mais densa e escura. Açúcares e aditivos podem interferir nessa percepção.
A brassagem elimina os amidos dos grãos e os transforma em açúcares para o mosto, que serão consumidos pelas leveduras, durante a fermentação. Os açúcares ajudam na definição do teor de álcool, corpo e a sensação da cerveja. A temperatura da brassagem determina a quantidade de açúcares e o tipo que serão adicionados ao mosto.
Como controlar a temperatura na brassagem?
Cuidado com temperaturas muito baixas
Temperaturas abaixo de 63° reduzem a taxa de conversão e podem prejudicar a produção. Eleve a temperatura ou adicione água quente ao mosto, mexendo sempre para que a mistura atinja uma temperatura superior.
Temperaturas muito altas
Temperaturas muito altas também prejudicam o processo, deixando a cerveja com um corpo acima do esperado, além de liberar taninos que adicionam amargor à bebida. Nesse caso, adicione cubos de gelo ou água fria ao mosto e mexa até reduzir a temperatura.
Uma alternativa é usar um chiller para esfriar o mosto, mas fique de olho na temperatura, pois esse recurso esfria o líquido rapidamente.
Antes de iniciar a sua produção, confira qual é a temperatura de brassagem ideal para alcançar o resultado esperado e se atente para mantê-la com precisão. Precisa de insumos ou equipamentos para produzir a sua cerveja? Adquira em nosso site.