Já falamos aqui quais são os 4 ingredientes essenciais para a produção de cerveja e antes que você leia o conteúdo, adiantamos que o malte é um deles. Não importa qual é o tipo de cerveja, o malte sempre fará parte da produção porque influencia em diversos aspectos, como cor, sabor, corpo etc. Existem diversos tipos de malte e cada um têm seu poder de influência no processo.
Para explicar melhor sobre isso e te ajudar a entender como os tipos de malte podem contribuir com a sua produção, preparamos este conteúdo. Confira!
O que é o malte e qual é a sua função na produção de cerveja?
O malte é uma matéria-prima obtida por meio da germinação de um cereal. Para a produção de cerveja, normalmente, o cereal utilizado é a cevada, mas também é comum utilizarem trigo ou centeio. Esse composto ajuda a caracterizar a cor e o paladar da cerveja, influenciando na espuma e corpo da bebida.
Outro fator importante, é que os açúcares presentes no malte são transformados em álcool, no processo de fermentação. Ou seja, assim como outros ingredientes, o malte é essencial em todo o processo, por isso deve ser bem escolhido.
Na hora de produzir a sua cerveja artesanal, você deve tomar cuidado com a escolha do malte. Seja exigente com a qualidade do malte e cuidado com o seu armazenamento. Os grãos podem ser selecionados por tamanho, teor de proteína, qualidade, influência de sabor, cor e uma série de fatores. A seguir, você vai descobrir quais são os tipos de malte e suas características.
8 tipos de malte para cerveja
Pilsen
O tipo de malte Pilsen é o mais comum e usado nas receitas de cerveja. Sua cor é clara e tem aroma de cereal, mas tem muitas enzimas e açúcares fermentáveis para uma boa fermentação. Esse é o tipo de malte base para produção de cervejas Larger.
Pale Ale
São maltes com menos enzimas do que o pilsen e são aquecidos em temperaturas mais altas por mais tempo. Sua cor é mais escura e influencia nos aromas e sabores, com um leve adocicado semelhante ao de biscoitos. Esse tipo de malte é base para produção de cerveja Ale.
Caramelo
O malte caramelo é mais tostado, quando comparado com os anteriores. Ao utilizá-lo, a cerveja apresentará cores que vão do âmbar claro ao marrom escuro. Além disso, o aroma será mais caramelizado, lembrando açúcar queimado. É usado em cervejas Oktoberfest, Bock e outros estilos.
Chocolate
As cervejas produzidas com esse tipo de malte têm coloração marrom escura e aroma de caramelo queimado, chocolate amargor ou café. O malte de chocolate costuma ser usado em cervejas Porter, Brown Ale etc.
Defumados
Esses maltes são defumados com madeira ou turfa, uma massa de tecido que contém em algumas plantas. Por esse motivo, adquirem esse aroma amadeirado. Esse tipo de malte é usado na produção das cervejas Scottish Ale, Smoked e Rauchbier.
Escuros
Esses maltes passam por um processo de quase torra, com temperaturas bem altas. Parte do amido, das enzimas e do açúcar é carbonizado, fazendo com que adquiram cores e sabores bastante característicos.
Pretos e torrados
Esses maltes apresentam forte amargor e aroma de café queimado. Costumam ser usados na produção das cervejas Stout, Old Ale, Porter e outras.
Centeio, trigo e aveia
Maltes de centeio, trigo e aveia são usados para enriquecer as texturas, sabores e aromas de estilos específicos. Se forem usados em grande quantidade, chegando a exceder outros ingredientes, a cerveja será classificada com o nome do cereal usado. Por exemplo, cerveja de centeio.
Em grande parte das receitas, a quantidade de malte utilizado é de 150 gramas para cada litro de cerveja. Pousas cervejarias produzem seus próprios maltes, a maioria compra de fornecedores.
Além desses tipos, existe uma lista com outros maltes que podem ser adicionados à cerveja artesanal. Neste link, da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Petrópolis, é possível encontrar todos os tipos. Sugerimos que você dê uma olhada para conhecer e escolher o seu. Aproveite e confira todas as opções disponíveis em nosso site.