Férias, verão, viagem e cerveja. Não tem combinação melhor. Se você ainda está de férias ou está próximo de tirar, a escolha certa do destino pode te proporcionar o contato com ótimas cervejas. Para garantir essa experiência, você precisa planejar bem o roteiro.
Neste artigo, preparamos uma lista com 6 destinos que tem tudo a ver com cerveja, não só por terem uma forte produção da bebida, mas porque os ambientes também são decorados com essa temática. Quer conferir? Veja a seguir!
6 destinos para quem quer unir viagem e cerveja
Ribeirão Preto – São Paulo
A cidade tem um cenário gastronômico bem relevante para o estado e o país. Além de ser um grande polo cervejeiro nacional. Em Ribeirão Preto há muitos produtores de cervejas tradicionais e artesanais, onde estão as cervejarias de grandes rótulos, como Colorado, Invicta, Lund etc.
Muitas dessas cervejarias são abertas para visitação. Se quiser incluir esse passeio em seu roteiro, recomendamos que entre em contato com as empresas antecipadamente e veja como é esse processo.
Ribeirão Preto também conta com diversos bares e pubs famosos, o mais tradicional da cidade é o Bar & Choperia Pinguim.
Campos do Jordão – São Paulo
Campos do Jordão é um dos destinos mais conhecidos de São Paulo. Muito visitada no outono e inverno, a cidade tem diversas opções de restaurantes e bares. Quem não gosta muito do clima frio pode aproveitar o verão para apreciar as cervejas que são produzidas pela cervejaria Baden Baden.
Petrópolis – Rio de Janeiro
A cidade é uma das principais referências em cerveja no país. Isso porque foi por volta de 1840 que os alemães começaram a trazer a cerveja para a região. A bebida já havia chegado ao país em 1808, porém foi se popularizando com o passar dos anos. Se você quer visitar a região em outra época do ano, aproveite o final de junho, quando acontece a Festa do Colono Alemão (Bauernfest), onde vários rótulos de cerveja podem ser experimentados.
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
Cheio de bares e rodeado por uma vida boêmia, o Rio de Janeiro é uma ótima opção de destino para quem quer viagem e cerveja. Além de poder aproveitar diversas opções de paisagens, natureza, muita praia, cachoeira e parques abertos ao público, a cidade tem diversas opções de cervejas.
A Lapa é o bairro mais famoso. Com uma vida noturna agitada, muito samba, cervejas tradicionais e geladas. É possível encontrar diversos tipos de produções artesanais.
Blumenau – Santa Catarina
Todo bom apreciador de cerveja sabe que Blumenau é um dos principais destinos para conhecer. A cidade recebe cervejeiros e fãs da bebida o ano todo, mas com uma concentração maior em outubro, que é quando acontece a Oktoberfest – a maior festa da cerveja do país, inspirada no evento que leva o mesmo nome e é tradição na Alemanha.
Nos outros meses do ano, principalmente nas suas férias, você vai encontrar oito cervejarias, entre elas a Eisenbahn e a Bierland, pubs e bares e uma grande variedade de rótulos. Apesar do início do ano ser o período em que as pessoas mais viajam, vale destacar que agosto é o mês mais barato para ir a Blumenau.
Treze Tílias – Santa Catarina
Se você quer viver uma imersão nesse universo cervejeiro, a dica é a Casa da LindenBier. O local é um hotel-cervejaria, com escola de brassagem de receitas que seguem a Lei de Pureza alemã.
Além de poder fazer algumas aulas e hospedar em um local onde você vai respirar cerveja, literalmente, no hotel são produzidas cervejas nos estilos Bock, Weiss, Pilsen e Vienna Lager. Para quem não quer fazer nenhuma aula não tem problema, também é possível só apreciar os rótulos. Mas vai ser um grande desperdício de tempo não aproveitar esse momento.
E você, conhece algum destino para quem quer unir viagem e cerveja que não está nesta lista? Compartilhe sua dica com outros cervejeiros.