Começar a produzir cerveja artesanal exige que o cervejeiro busque conhecimento sobre o assunto. Além de entender o processo, aprender sobre como os insumos agem de forma combinada e como cada etapa influencia no resultado são conhecimentos fundamentais para todo cervejeiro.
No entanto, apenas isso não é suficiente, conhecer os estilos de cerveja e degustá-los são atividades que vão te ajudar a criar repertório sobre cerveja. Essa, inclusive, pode ser considerada como uma das tarefas mais prazerosas de todo processo. Se você está começando e ainda tem pouco conhecimento sobre os estilos de cerveja, aproveite este conteúdo!
Estilos de cervejas para iniciantes: 5 caminhos para quem está começando
É bem provável que você já tenha experimentado diversos rótulos de cerveja em toda sua vida. Mas cada uma dessas vezes você teve um olhar crítico sobre as características de cada rótulo? Fazer essa análise é uma forma de conhecer as particularidades das cervejas, identificar semelhanças e diferenças entre os estilos. A seguir, listamos as opções que são mais indicadas para quem está começando a beber ou produzir cerveja artesanal.
Pilsen
As cervejas Pilsen são maltadas com notas de biscoito, com aroma e sabor que lembra pão, são mais amargas e fáceis de beber. Combinam com temperaturas mais quentes, devido ao frescor que proporcionam.
No entanto, degustar uma cerveja desse estilo requer atenção. Alguns rótulos são nomeados como Pilsen, quando na verdade não são. Acontece que há uma confusão entre as cervejas do estilo Lager e Pilsen. Explicamos melhor sobre isso neste conteúdo.
Weizen ou Weiss
As cervejas Weizen ou Weiss são típicas alemãs. Essas cervejas de trigo apresentam aroma semelhante ao de banana e cravo, mas esses insumos não são usados em sua receita. O que causa essa sensação é a fermentação com levedura ALE.
A cerveja é característica por ser encorpada e bastante saborosa. Uma ótima opção para quem está começando a degustar cervejas, pois se adapta facilmente ao paladar do iniciante.
Witbier
As cervejas witbier são mais cítricas e frutadas, devido a adição de casca de laranja e coentro em sua receita. Essas características fazem com que a cerveja belga proporcione um paladar leve e fácil de beber. Dessa forma, é possível sentir bem suas especiarias.
Para quem está começando a degustar cervejas, as witbier oferecem uma boa experiência. É possível perceber facilmente os condimentos e especiarias presentes em sua receita.
American Pale Ale
As American Pale Ale são um pouco mais amargas do que as anteriores. Apesar disso, também são indicadas para os iniciantes, principalmente para aqueles que querem sentir mais a presença do lúpulo.
Essa cerveja também apresenta aromas cítricos, mas com corpo médio e balanceado. Seu amargor é equilibrado pelo dulçor e isso torna o estilo mais fácil de degustar, para quem não está habituado com sabores mais fortes.
Porter
Para finalizar, não podia faltar uma cerveja escura na lista. As Porter são menos torradas e amargas do que outros estilos de cervejas escuras, como é o caso das Stouts. No entanto, são mais doces do que as Malzbiers.
Uma característica comum entre as cervejas escuras são as notas de chocolate ou café, que podem ser percebidas no sabor e no aroma. As cervejas Porter são bem saborosas, com um toque aveludado.
Você já começou a degustar as cervejas analisando seus estilos e características? Dessa lista, quais você já expe09rimentou e como foi a sua experiência? Compartilhe nos comentários.