A Golden Strong Ale, provavelmente, é a cerveja Belga mais conhecida em todo o mundo. Você já deve ter visto alguns rótulos bem famosos desse estilo de cerveja. É um tipo de cerveja bem fácil de encontrar no Brasil, mas se você ainda não conhece ou ouviu falar, esse é o momento de conhecer mais uma da série estilos de cerveja.
Quer conhecer mais sobre a Golden Strong Ale, suas características, curiosidades e o que é preciso para produzir uma? Neste artigo você vai conferir tudo sobre a Golden Strong Ale. Confira!
O origem da Golden Strong Ale
O estilo Strong Golden Ale surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial, por causa da disseminação das cervejas Pilsen. A primeira cerveja a produzir esse estilo foi a Moortgat, com o rótulo Duvel. Uma das suas principais características é que essa cerveja parece ter menos teor alcoólico do que realmente tem. Com o passar dos anos, a cerveja Golden Strong Ale foi sendo propagada e hoje é conhecida no mundo inteiro
Quais são as características da Golden Strong Ale?
A cerveja Golden Strong Ale é bastante parecida com a Tripel. No entanto, é ainda mais clara, apresenta um corpo mais leve, é mais límpida e seca. O seu final bem seco e a sua leveza fazem com que essa cerveja apresente características bem fortes do lúpulo e da levedura.
Um detalhe que é preciso se atentar, com relação às leveduras, especificamente, é que suas características favorecem o desenvolvimento de ésteres sobre o condimentado no balanço. Veja a seguir outras características da Golden Strong Ale.
Aroma
A Golden Strong Ale tem um aroma complexo com ésteres frutados (peras, maçãs ou laranjas) e moderadamente picante. O álcool é de baixo a moderado e o lúpulo é marcante. Apresenta também um perfume leve de lúpulo floral, além de álcoois suaves e de baixa a moderada intensidade. Não apresenta aroma de solvente ou álcool quente e o caráter do malte é bem leve e suavemente doce, quase neutro.
Aparência
Esse estilo de cerveja apresenta uma cor amarela dourada, tem boa transparência e é bastante efervescente, com uma espuma densa, branca e de longa duração. Além de ser compacta, proporciona uma característica de rendado belga (belgian lace) sobre o copo, conforme a espuma diminui até se esvair por completo.
Sabor
Sabor frutado, condimentado e de álcool, com caráter de malte é o que mais se destaca na Golden Strong Ale. Os ésteres causam uma reminiscência de peras, maçãs ou laranjas. A cerveja também apresenta fenóis de caráter apimentado e picante moderadamente baixos e um baixo a moderado caráter de lúpulo picante.
Outra característica são os álcoois suaves, de intensidade baixa a moderada, que também proporcionam um caráter condimentado ao estilo. A Golden Strong Ale apresenta um amargor de médio a alto, por causa da combinação de amargor de lúpulo e compostos fenólicos produzidos pelas leveduras. Por fim, sua carbonatação e amargor substancial proporcionam um final seco com um retrogosto moderadamente amargo.
Você já conhecia a Golden Strong Ale? Aproveite para compartilhar este artigo com outras pessoas que vão gostar de conhecer esse estilo de cerveja.