Quem está começando a se interessar por cerveja artesanal e quer produzir em casa se depara com diversas dúvidas. A começar pelos tipos de cerveja que podem ser produzidos. Muitas pessoas que bebem cervejas produzidas em larga escala nem imaginam, mas existem diferentes tipos e isso influencia na cor e no sabor de cada um.
Entender sobre os tipos de cerveja e identificar aquele que mais agrada o seu paladar é um dos primeiros passos que você deve dar antes de começar a produzir. Neste artigo, mostraremos as famílias estilos de cervejas para você conhecer e começar a estudar. Confira!
Como identificar os tipos de cerveja?
Os tipos são classificados de acordo com o seu processo de produção e a família que pertencem. A família é caracterizada pelo tipo de levedura que é usado em sua produção sua fermentação. A fermentação vai determinar o perfil sensorial e as características de cada cerveja.
Dentro de cada família, podemos identificar estilos de cerveja diferentes, que são formados pelos elementos de sua produção. Neste artigo, mostraremos quais são as famílias e os estilos das cervejas.
As cervejas Larger
As cervejas Larger são de baixa fermentação ou fermentação a frio. O teor alcoólico dessa família é mais leve e as cervejas são mais espumantes, fatores que influenciam no paladar do público, por isso é uma das mais consumidas no Brasil. Entre os estilos de cerveja Larger estão:
- Estilo light lager ou pale lager: reúne as cervejas mais conhecidas pelos brasileiros, são mais claras e de amargor mais leve.
- Estilo dark lager: são mais escuras e de teor mais refrescante. Também possuem baixo corpo e boa carbonatação.
- Estilo bock: tem a coloração mais escura e malte mais característico, além de notas de caramelo e leve sabor de pão torrado.
- Estilo european lager: apresentam teor alcoólico maior e o mesmo tipo de fermentação.
As cervejas Ale
A família Ale é formada por cervejas de alta fermentação, ou seja, em ambientes com temperaturas mais altas. Eram as cervejas mais consumidas até as Lagers serem criadas.
Uma das características da fermentação baixa é o despertar dos sabores do lúpulo e frutas que compõem a cerveja. Além disso, são mais encorpadas e podem variar o sabor e a cor.
- Estilo Pale Ale: tem o sabor suave e amendoado. Também são divididas em sub-estilos e concorrem diretamente com a cerveja Pilsen (larger).
- Estilo Altibier: as cervejas desse estilo são consideradas como velhas, por levar mais tempo de maturação. Sua coloração é mais escura, indo para o cobre, tem sabor balanceado, pouco gás e aroma de pão tostado.
- Estilo trigo: cervejas refrescantes com baixo amargor e alta carbonatação, podendo ter aroma de banana, chocolate, malte torrado e especiarias.
- Estilo Porter: tem um tom mais escuro, sabor e aroma de café, chocolate e caramelo.
- Estilo stout: são bem escuras e sabor mais doce, remetendo ao chocolate, café ou malte torrado. Com alto teor alcoólico e pouca carbonatação.
Família Lambic
A terceira família de cervejas é caracterizada por sua fermentação espontânea, causada pelas leveduras selvagens. O mosto é fermentado pelas bactérias presentes na atmosfera, pois os tanques de produção permanecem abertos durante o processo. São consideradas como cervejas selvagens.
As cervejas dessa família são mais ácidas, maturadas em madeira e com aparência mais clara. O sabor é mais azedo e o aroma pode ser frutado ou cítrico. As cervejas da família Lambic são consideradas as mais antigas da história.
- Gueuze: seu sabor é menos ácido, amargo e forte. Ao mesmo tempo que é leve e adocicada. É bastante balanceada e se assemelha a champagne.
- Faro: é mais leve e saborosa. Tem teor alcoólico mais baixo e na cor âmbar. É considerada como uma Lambic clássica.
- Fruit Lambic: nesse estilo frutas são acrescentadas após começar a fermentação. Suas características são: mais acidez, sabor seco ou adocicado e apresenta baixo teor alcoólico.
- Straight Lambics: essa Lambic é seca, muito ácida e ausente de carbonatação.
As cervejas são bebidas que acompanharam a evolução do mundo, unindo pessoas e momentos de celebração. Neste texto apresentamos as famílias das cervejas e seus estilos. Em cada estilo, há uma série de classificações, mostraremos cada uma delas nos próximos conteúdos. Continue acompanhando para não perder nenhuma novidade.