O processo de produção de cerveja artesanal é complexo, demorado e dividido em muitas etapas. Por isso, criamos essa série de conteúdos para poder explicar cada etapa.
Hoje, vamos falar sobre a brassagem, que também recebe outros nomes, mas você vai saber mais sobre isso a seguir. Acompanhe!
O que é a brassagem?
Alguns nomes são dados para esse processo, como maceração, mostura ou cozimento. Quando você ler ou ouvir sobre algum deles, saiba que todos se referem ao mesmo processo.
A brassagem é uma etapa inicial da produção, onde os cereais são cozidos em água quente. Esse processo permite a atuação das enzimas que vão transformar o amido dos grãos em açúcares fermentáveis (maltose) ou não fermentáveis (dextrinas).
Como a brassagem é feita?
Existem algumas técnicas para fazer a brassagem e a escolha vai depender da preferência de cada cervejeiro. Entre as principais, podemos destacar:
Infusão
Nessa técnica, os grãos são colocados em um recipiente, em seguida a água quente é adicionada aos poucos, aumentando sua temperatura gradativamente. Existem calculadoras específicas para determinar qual é a quantidade e a temperatura da água que devem ser utilizadas nesse processo.
Decocção
É uma técnica tradicional usada para realçar o sabor do malte e clarificar a cerveja. Nesse processo, parte do mosto é separado e fervido. Depois é adicionado à outra parte que sobrou e a temperatura é elevada.
Brassagem com múltiplas rampas de temperatura
O mosto é colocado em um fogareiro com várias rampas de temperatura diferentes para interferir na atuação enzimática. Esse procedimento permite que a cerveja seja personalizada com facilidade.
Quais são os equipamentos necessários para fazer a brassagem?
Os equipamentos necessários podem variar de acordo com a técnica de brassagem utilizada, porém, alguns itens são essenciais para qualquer procedimento. Veja quais são:
- Caldeirão (capacidade opcional) com torneira instalada a 3 ou 4 cms do fundo
- Termômetro Alimentíciode até 100°C pelo menos.
- Fogão ou Fogareiro
- Balança Digital
- Colher
Existem diferentes tipos de receitas para produzir cerveja artesanal e os processos podem variar de acordo com cada uma delas. A nossa recomendação é que para as primeiras produções você opte por uma receita padrão e mais simples. Dessa forma, você terá uma primeira experiência e mais chances de desfrutar de uma bebida saborosa.
Além disso, é importante destacar que o processo de produção da cerveja tem muitas etapas e essa é apenas uma delas. Leia sobre os demais processos, entenda como funcionam e o que será necessário em cada um deles. Depois monte sua lista de itens necessários. Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco.