Quando se trata da higienização na produção da cerveja, a maioria das pessoas pensa que não é um trabalho necessário. No entanto, isso não é verdade porque a limpeza pode ser uma parte muito importante do processo de fabricação. Além de garantir que a cerveja seja segura e atenda todos os padrões de saúde, a limpeza adequada ajuda a evitar a proliferação de mofo, bactérias e que outros microrganismos cresçam no interior do equipamento, prejudicando a qualidade da bebida.
As cervejarias têm requisitos rigorosos para seus equipamentos, que devem estar limpos antes que possam começar a fabricar cerveja. Isso significa que as cervejarias devem investir em soluções de limpeza adequadas para manter seus equipamentos. Confira o artigo e saiba mais.
A higienização na produção da cerveja artesanal
A cerveja artesanal é uma forma de arte que está em constante mudança. Tem muitos estilos, ingredientes e técnicas diferentes que são usados na produção da cerveja. Sua fabricação exige alguns cuidados para que não haja perda na qualidade do produto. Dentre eles, se destaca o processo de higienização que, caso não seja realizado da maneira correta, pode resultar na perda de todo o produto.
Isso significa que as cervejarias precisam ter mais cuidado com a forma como lidam com seus produtos. E com novos regulamentos sobre tudo, desde a embalagem até o transporte, as cervejarias precisam garantir que estão seguindo todas as regras, além de tomar precauções para manter seus produtos protegidos contra contaminação.
Por isso, separamos algumas dicas sobre boas práticas de fabricação (BPF) para garantir a higiene da produção e uma experiência de consumo segura.
Higienização antes da produção
Aqui é muito importante prestarmos atenção ao equipamento, pois se não cuidarmos dele nossa cerveja ficará contaminada. Precisamos limpar tudo o que entra em contato durante o processo de fabricação de cerveja. Isso inclui manter limpos materiais como:
- Panelas;
- Torneiras;
- Válvulas;
- Tubulações;
- Fermentadores;
- Resfriadores.
Enfim, tudo o que entra em contato com a cerveja durante o processo de fabricação precisa ser limpo!
Utilize os produtos adequados
Para a sanitização correta, o álcool 70% é um bom aliado. Além dele, pode-se utilizar o ácido peracético e iodóforo. Sabões neutros e soluções de hidróxido de sódio também são comuns na higienização.
Aplicação correta do produto
Antes de realizar a aplicação, leia atentamente o rótulo do produto para que você possa sanitizar seus equipamentos da maneira adequada.
Uma concentração mais baixa pode não ser tão eficaz e pode realmente exigir a necessidade de lavagens repetidas. O uso desmedido, no entanto, além de gerar desperdício pode trazer a necessidade de enxágue para remover qualquer acúmulo residual.
Não se esqueça das garrafas
No caso das garrafas reutilizáveis, caso não sejam sanitizadas corretamente, podem abrigar microrganismos que contaminarão o produto. As tampinhas também devem ser higienizadas no dia do envase.
Todos os cuidados devem ser tomados ao fazer cerveja com métodos artesanais e caseiros. Muito pior do que estragar o sabor, um produto contaminado pode trazer sérios problemas de saúde e possivelmente danos caros ao seu negócio. Para garantir a qualidade da sua cerveja, procure sempre produtos certificados e comprovados de qualidade. Siga todos os procedimentos de acordo para que seu produto seja feito com alto nível de qualidade.
Aprenda mais sobre cervejaria com a Central Brew
Agora que você já sabe a importância da higienização na hora da produção de cervejas artesanais, é hora de colocar o que foi aprendido em prática. O ideal é contar com a ajuda de especialistas no assunto para que não haja nenhum erro na hora da fabricação.
Na Central Brew você encontra um time de especialistas que podem te ajudar no seu negócio! Então não perca tempo: visite o blog da Central Brew para mais dicas, orientações e novidades sobre o setor cervejeiro.