Depois de fazer a recirculação do mosto e a separação do líquido, sobrarão apenas os grãos em sua panela. O processo anterior deixou açúcares, que foram convertidos na mosturação, em sua cama de grãos e são eles que você precisa eliminar.
A lavagem dos grãos vai tirar esses açúcares da cama de grãos e levá-los para a panela de fervura. Veja como é o processo.
O que é a lavagem de grãos?
A lavagem dos grãos consiste em lavar os grãos que sobraram na mosturação. Esses grãos ainda estão com os açúcares que foram convertidos no processo. Além de lavar os grãos, esse processo levará os açúcares para a fervura para serem fermentados e consumidos pelas leveduras.
A produção de cerveja artesanal pode ser feita sem esse processo, porém a receita será impactada. A cerveja terá menor teor alcoólico, porque esses açúcares que sobrariam da lavagem seriam fermentados e consumidos pelas leveduras que vão transformar em álcool e oxigênio. Além disso, a qualidade da cerveja também pode ser prejudicada.
Como a lavagem dos grãos é feita?
1. Fly Sparge ou Lavagem Contínua
Nesse procedimento, a água deve ser colocada sobre a cama de grãos a uma temperatura de 78-80ºC. A água vai passar pela cama de grãos realizando a lavagem. O processo deve ser feito de forma homogênea, para que todos os açúcares sejam retirados e para não perfurar a cama de grãos.
O ideal é que todo o processo seja feito de forma contínua, onde a panela de lavagem transfere a sua água para a panela de mostura, que vai transferir para a panela de fervura.
2. Batch Sparge ou Lavagem em Lote
Nesse método não há preocupação com a cama de grãos porque o objetivo é justamente desfazê-la. No Batch Sparge ou Lavagem em Lote, toda água da lavagem deve ser adicionada de uma vez na panela.
Em seguida, deve-se mexer bem a mistura formada pela água e os grãos, deixando-a homogeneizada.
Uma recirculação deve ser feita novamente para extrair o mosto até retirar todos os açúcares e levá-lo para a panela de fervura.
O processo de lavagem dos grãos é simples e rápido de se fazer. Há também a opção de não fazer, como mencionamos acima, mas para uma primeira experiência como cervejeiro, recomendamos que você faça e pule a etapa na próxima produção. Assim poderá comparar os processos e analisar a diferença entre as cervejas. Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco.