Você não aguenta mais tomar aquelas cervejas cheias de cereais que ninguém sabe ao certo quais são ou gostaria de ter a experiência de produzir uma cerveja perfeita para o seu paladar?
Quando pensamos na produção de cerveja, logo imaginamos um processo demorado, com diversas etapas e muito custoso. A verdade é que é possível fazer cerveja artesanal de forma econômica.
Tanto é que já tem um monte de gente fazendo isso em casa. Produzindo sua própria cerveja e apreciando no churrasco com os amigos ou durante o futebol. Hoje, vamos te mostrar como você pode começar a produzir cerveja artesanal com pouco recurso. Vamos lá!
Vá por partes e cuidado com os erros
O primeiro ponto que você deve considerar antes de começar a produzir a sua cerveja artesanal é a sua falta de experiência e conhecimento no assunto. Para quem sabe pouco sobre o tema, o recomendado é começar baixo, mesmo que o seu objetivo seja ter uma cervejaria no futuro.
Imagina perder litros e mais litros de ingredientes e cerveja porque você cometeu um erro pequeno ou se confundiu com uma etapa. Pois é, vamos prezar pela economia e garantia de um produto de qualidade, afinal todo processo, por mais econômico que seja, custa dinheiro e no final você vai querer tomar a sua gelada, não é mesmo?
Além disso, é importante que você saiba se realmente quer ingressar nessa nova atividade ou é apenas uma curiosidade que vai passar depois da primeira tentativa. Esse ponto pode te ajudar a economizar umas moedas. Agora que você está ciente dos pontos principais, vamos ao que interessa.
Como produzir cerveja artesanal com pouco recurso
Você sabe o que será necessário para iniciar sua produção? Hoje em dia, existem diversos sites, inclusive o Central Brew, que oferecem kits prontos para quem quer produzir sua própria cerveja. Porém, como falamos no tópico anterior, é importante ter cautela para não fazer um investimento em equipamentos que ficarão parados na sua casa.
Por isso, a seguir, listamos os itens que são necessários nesse primeiro momento e você pode decidir como vai consegui-los: seja comprando ou pegando emprestado. Lembrando que essas orientações são para começar a produção com economia. Você vai precisar de:
- Duas panelas, uma para brassagem e outra para fervura, podem ser de alumínio ou inox; O tamanho deve ser definido pela quantidade de cerveja que será produzida.
- Um filtro para brassagem. O filtro vai separar o bagaço do malte do mosto;
- Um fogão. Como as panelas são grandes, o ideal é que os fogareiros também sejam;
- Moedor de grãos (o Central Brew fornece os maltes moídos caso você queira facilitar o processo).
- Um resfriador para o mostro, depois de fervido, mas que pode ser substituído por uma bacia com gelo;
- Geladeira ou freezer;
- Fermentador. Você pode usar um balde de 10 ou 20 litros no lugar, com tampa que garanta a vedação. Isso evitará a contaminação do processo;
- Termômetro, deve atingir de 0 a 100ºC;
- Densímetro e proveta. Você pode fazer a primeira receita sem eles, mas se quiser continuar vai precisar;
- Balança para pesar os maltes e lúpulos.
Alguns termos são desconhecidos para você? Calma, vamos explicar todos eles.
Além desses itens, você pode precisar de outros recursos, caso queira continuar com a sua produção. Porém, para uma primeira tentativa e experimentar o processo, a lista acima te ajudará.
No próximo artigo te explicaremos como você pode produzir sua cerveja artesanal em casa. Fique de olho aqui no blog.