O processo de produção de cerveja pode ser complexo no início, são muitas etapas, procedimentos, ingredientes e termos desconhecidos para quem está começando. A maior dificuldade encontrada pelos iniciantes está relacionada com os termos usados pelos cervejeiros. Não há muita explicação sobre o que significa cada um e para entender é preciso pesquisar bastante.
Esse material tem o objetivo de ajudar nesse início. Será uma fonte de informação que você pode utilizar sempre que não souber o significado de um termo. Assim você pode estudar aos poucos e ir se preparando para a produção da sua primeira cerveja. Vamos lá?
There are currently 215 names in this directory
ABV
é a sigla em inglês para o termo “Alcohol by Volume”. Em português, significa "Álcool por Volume", por isso também pode ser encontrada como APV. A definição significa o volume em ml de etanol puro em 100 ml de uma solução a 20°C. Por exemplo, uma cerveja com 10% de ABV tem 10 ml de etanol puro a cada 100 ml.
ABW
é a sigla para “Alcohol by Weight” que significa “Álcool por peso”, por isso também pode ser usada no português APP. Nesse caso, é feita a medição do peso percentual do teor de álcool de uma solução por volume de cerveja. Por exemplo: 3,2 por cento de álcool por peso é igual a 3,2 gramas de álcool por 100 cl de cerveja. A medida sempre será menor do que a ABV.
Acabamento
quando experimentamos uma cerveja, um sabor predominante permanece na boca por mais tempo, esse é o acabamento da bebida.
Açúcar-cande
é um tipo especial de açúcar usado como aditivo na produção de cerveja. Costuma ser utilizado para aumentar o teor alcoólico da bebida sem interferir em seu corpo. Também pode ser chamado de açúcar-cândi ou açúcar-de-farmácia.
Adjunto
adjuntos são todos os ingredientes adicionais do processo. Ou seja, tudo que não for água, malte, lúpulo ou levedura é considerado como um adjunto.
Adstringente
são cervejas que apresentam taninos em excesso e sabor áspero. Podem ser identificadas, durante a degustação, por provocarem uma sensação de contração na boca, principalmente na língua.
Ale
é uma família de cerveja. Neste grupo, encontramos os estilos que são produzidos com as leveduras Ale ou de alta fermentação
Alta Fermentação
é um método de fermentação, onde as células da levedura sobem para a superfície do recipiente em que o processo está acontecendo.
Altbiers
são cervejas Ale alemãs de cor castanha. São encorpadas, de sabor suave e presentam aromas mais discretos. O termo “Alt” é alemão e significa “antigo”, nesse caso, uma cerveja Altbier é aquela que usa um método de fermentação tradicional.
Amargor
é a sensação causada pelos taninos e isohumulones de lúpulo presentes em algumas cervejas. O amargor também representa um estilo de cerveja.
Ambar or Red ales
são cervejas que podem variar entre a cor âmbar e vermelha. São produzidas nos Estados Unidos e apresentam alto teor de malte caramelizado. Também costumam ter um sabor adocicado de nozes.
Armazenamento em barril
é um tipo de armazenamento utilizado com cervejas não pasteurizadas e não filtradas por vários dias em armazéns. Esse armazenamento é feito em baixas temperaturas, para finalizar a fermentação e atingir a carbonatação.
Atenuação
está relacionada com a quantidade de açúcares fermentáveis do mosto que foram consumidos pelas leveduras. A cerveja quando é bem atenuada tende a ser mais seca e alcoólica do que aquela que é menos atenuada.
Baixa Fermentação
é um método básico de fermentação. Nesse caso, as células de levedura tendem a afundar no vaso de fermentação. Essas cervejas costumam ser chamadas de Lagers ou de baixa fermentação
Barley Wine
são cervejas que passaram por processos de envelhecimento, semelhante aos que acontecem com os vinhos. Por isso, essas cervejas costumam ter características parecidas com as dessa bebida, como aroma frutado, textura de licor e teor alcoólico elevado.
Barril
é um tipo de recipiente cilíndrico utilizado para armazenar cerveja não-pasteurizada. Os primeiros barris da história foram produzidos em madeira, o que acrescentava aroma e sabor às cervejas que eram armazenadas. A necessidade de transporte e armazenagem fez com que opções em aço inoxidável e alumínio fossem desenvolvidas.
Beer barel
é uma medida de volume que corresponde a 119,2369 litros nos EUA e a 163,65 litros no Reino Unido.
Belgian lace
é um tipo de espuma que adere à lateral dos copos de cerveja. Indica boa qualidade e é mais comum de ser visto em cervejas belgas.
Biergarten
é uma tradição de origem alemã, mas que já foi disseminada em todo o mundo. As pessoas se reúnem em espaços ao ar livre, como jardins, para apreciar boas cervejas e confraternizar.
Bitter
é um sabor amargo causado pelo lúpulo. O nome também é dado às cervejas inglesas tradicionais, geralmente servidas sob pressão.
BJCP
a Beer Judge Certification Program é uma associação americana sem fins lucrativos que foi criada para padronizar os parâmetros de julgamento de cervejas em concursos. A associação também desenvolveu um Guia de Estilos de Cerveja, usado no mundo inteiro, e criou um programa de certificação de juízes para formar jurados de concursos de cerveja.
Bottom-fermented
são cervejas produzidas com leveduras que ficam no fundo do recipiente durante o processo de fermentação. Popularmente conhecida como Lager.
Brassagem
é um dos processos de produção da cerveja. Nessa etapa, por meio do aquecimento da água, os açúcares são extraídos dos grãos e diluídos no mosto, que, em seguida, receberá o lúpulo.
Brasserie
é o nome em francês usado para designar o local onde se produz a cerveja (cervejaria). Também pode ser usado para identificar locais onde são servidas bebidas e comidas.
Brettanomyces
é um gênero de levedura usada na produção de alguns estilos de cerveja e vinho. É da mesma família da levedura Saccharomyces, de uso mais comum. A Brettanomyces produz ácido acético, que é prejudicial para alguns estilos, mas desejável em outros. Além disso, também produz os compostos aromáticos com notas animais, como couro.
Brewriano
é um termo usado para nomear pessoas que têm o hábito que colecionar ou guardar souvenires e objetos relacionados com a cultura cervejeira.
Buquê
é um conjunto de sensações que podem ser percebidas pelos sentidos humanos. Isso quer dizer que uma um buquê de cerveja é composto por ingredientes capazes de aguçar todos os sentidos.
Camra
é a abreviação para o termo “Campaign for the Real Ale”, um movimento que começou na Inglaterra em 1971 com objetivo de resgatar e promover a tradição das antigas cervejas Ale inglesas cask-conditioned.
Candy sugar
Açúcar invertido cristalizado. É um adjunto utilizado principalmente nos estilos da Escola Belga para potencializar o teor alcoólico da cerveja, sem aumentar seu corpo.
Caramelo ou malte caramelo
é o resultado do aquecimento do açúcar. Esse processo costuma ser usado na indústria para proporcionar cor e sabor à cerveja.
Carbonatação
é uma característica natural da cerveja responsável pelo aspecto efervescente da bebida. Essa característica provoca a sensação de textura e aparência espumante. O efeito acontece devido à presença de dióxido de carbono (CO₂), causado pela fermentação ou por meio de adição artificial.
Cask-conditioned
é um método de condicionamento em cerveja Ale, tradicionalmente usado no Reino Unido. Nesse método, o chope é armazenado em um barril de madeira para receber uma segunda fermentação. A bebida permanece em temperatura baixa por alguns dias antes de ser servida nos pubs locais, não sendo necessário utilizar pressão artificial.
Cereais não Maltados
são substâncias chamadas de adjuntos, capazes de alterar o sabor, a cor e outras características da cerveja. Além disso, costumam ser usados por grandes fabricantes para substituir o malte, que encarece o processo. Esse tipo de ingrediente não é utilizado em cervejas artesanais, mas sempre que você for comprar uma cerveja e tiver o termo no rótulo, saiba que está adquirindo uma bebida que pode conter arroz, milho, sorgo etc.
Cereal
são plantas a família das gramíneas, ricas em proteínas, como trigo, aveia, sorgo, cevada, arroz, milho, soja, centeio. Seu nome é inspirado em Ceres, a deusa da colheita e da fertilidade.
Cerevisia
pode ser considerado como o primeiro nome dado para classificar a cerveja. Foi usado, pela primeira vez por Plínio, o Velho (23-79), em seu livro Naturalis Historia, para designar a bebida gaulesa feita a partir da fermentação de cereais. A palavra deriva de Ceres.
Cerveja
é um tipo de bebida alcoólica feita por meio da combinação de alguns ingredientes, como água, malte, lúpulo e levedura. O líquido é fermentado por alguns dias até se transformar cerveja.
Cerveja ecológica
é um tipo de produção que utiliza energia eólica, solar etc. em seu processo de fabricação.
Cerveja orgânica
é um tipo de cerveja produzida com ingredientes naturais, sem produtos químicos ou geneticamente modificados.
Cerveja Premium
é um termo usado por algumas cervejarias para classificar suas opções mais refinadas, ou seja, aquelas que contam com os melhores ingredientes e embalagens sofisticadas.
Cervejaria cigana
é um tipo de cervejaria que não tem fábrica. Toda cerveja produzida é terceiriza para outro produtor.
Cervejeiro
é usado para designar o responsável por desenvolver a fórmula e pela fabricação da cerveja. Também é chamado de “mestre cervejeiro”.
Cervoise
termo em francês usado para indicar a cerveja feita sem lúpulo. A partir do século XV, lúpulo foi introduzido e os franceses passaram a usar o termo bière para nomear a nova bebida.
Cevada
a cevada é um cereal fundamental para a produção de cerveja. Essa substância é bastante resistente e pertence à família das Gramíneas.
Chill Haze
é um termo em inglês que significa “turbidez a frio”. Considerado como um defeito, porém que não altera o aroma ou sabor da bebida, apenas sua estética. Alguns estilos aceitam esse aspecto quando servidos em baixas temperaturas. Acontece quando alguns elementos presentes na cerveja (proteínas, taninos e polifenóis) reagem entre si.
Chimay
Cerveja produzida por monges trapistas na abadia de Scourmont, no sul da Bélgica. Suas borbulhas conferem cremosidade à cerveja e surgem através de uma 2º fermentação na garrafa, igual ao Champagne.
Christmas Ale
um tipo de cerveja especial produzida exclusivamente para o período de festas natalinas. A tradição ainda é usada em alguns países da Europa e tem se espalhado pelos Estados Unidos. A bebida é produzida para o período de inverno, por isso costuma ser mais alcoólica e ter frutas típicas natalinas, como nozes, tâmaras e frutas cristalizadas.
Complexo
é um termo usado para classificar cervejas com aromas que sugerem analogias a frutos, flores etc. São muito comuns em cervejas Ales.
Corpo
é o resultado da sensação de viscosidade e fluidez causado pelo contato da cerveja com as células sensitivas da boca.
Densa
são cervejas de aspecto visual com densidade superior à da água. Característica das Cervejas de trigo (Weiss).
Densidade final
é o grau de concentração de substâncias não-fermentáveis remanescentes na cerveja, após a fermentação.
Densidade original
é o grau de concentração de substâncias fermentáveis e não-fermentáveis, dissolvidos do mosto, antes da fermentação.
Diacetil
é uma substância volátil responsável por parte do aroma de diversos alimentos e bebidas e produzida através de processos de fermentação.
Diet beer
são cervejas com baixo teor de açúcar ou carboidrato, mas que podem ter ou não baixo teor alcoólico. Esse tipo de cerveja começou a ser produzido, originalmente, para diabéticos e com teor alcoólico de 6% APV. Mas o termo também pode ser visto em cervejas com baixo teor calórico, que não são indicadas para diabéticos, por conterem mais açúcar.
Dióxido de carbono (CO²) ou gás carbônico
molécula que contém dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono, responsável pela espuma da cerveja.
Draft beer ou Draught beer
também conhecida como tap bier, no Brasil é chamada de chope. É um tipo de cerveja armazenada em barris e servida sob pressão. Não costuma ser pasteurizada, por isso tem prazo de validade menor, cerca de uma semana após o envasamento.
Drinkability
é um termo subjetivo que descreve a facilidade em beber uma cerveja. Cervejas com baixo drinkability saciam ou ficam enjoativas com mais rapidez do que uma com alto drinkability. O termo não interfere na qualidade técnica ou sensorial da bebida.
Dry Hopping
é uma técnica onde o é adicionado lúpulo seco nas etapas frias de produção. O processo foi criado na Inglaterra, mas tem sido muito utilizado na produção de cervejas da escola americana.
Dubbel
significa “dobro” em neerlandês, mas passou a ser usado no final do século XIX para designar as cervejas mais fortes produzidas na Bélgica, em especial no Mosteiro de Westmalle. Tornou-se um dos estilos de cerveja belga mais tradicionais, com características especiais de cor, aroma e teor alcoólico.
EBC (European Brewery Convention)
a Convenção Europeia de Cervejas é uma associação que foi criada em 1947 para estimular o desenvolvimento técnico e científico das cervejas. EBC também é uma unidade de medida que mede parâmetros de cor e amargor da cerveja.
EBU (European Bitterness)
é uma unidade de medida que verifica a intensidade de amargor da cerveja. O nível do EBU representa a intensidade de amargor da bebida, quanto mais alto, mais amarga.
Ésteres
são compostos químicos causados pela reação do processo de fermentação e responsáveis pela variação de aromas frutados presentes em algumas cervejas. Em geral, tendem a remeter a frutas como banana, damasco, pêssego, figo, ameixa etc.
Esterification (esterificação)
é a formação de ésteres que acontece durante a fermentação e maturação da cerveja.
Fenóis
são compostos químicos responsáveis por proporcionar aromas de cravo-da-índia e noz moscada às cervejas.
Fermentação
é uma das etapas do processo de produção da cerveja. Nele, a levedura consome os açúcares fermentáveis presentes no mosto e os transforma em álcool etílico e gás carbônico.
Fermentação Primária
acontece durante a fermentação alcoólica quando o fermento é inoculado no mosto. As leveduras se replicam enquanto estão consumindo os açúcares do mosto. A fermentação primária termina após as leveduras terem consumidor 100% dos açúcares.
Fermentação secundária
na fermentação primária, as leveduras geram compostos que causam off-flavors na cerveja. Depois os compostos são reabsorvidos, esse momento é chamado de fermentação secundária. O processo pode levar alguns dias e, em geral, é feito em temperaturas mais altas do que as da fermentação primária.
FG (Final Gravity)
é uma sigla para o termo “Gravidade Final” em inglês e se refere à densidade que a cerveja apresenta após a fermentação.
Filtração: consiste na passagem de um líquido por meio de uma substância porosa ou permeável para remover a matéria sólida em suspensão, geralmente por fungos.
Flemish red-brown beer (Vlaams roodbruin bier)
é uma tradicional mistura (blend) de cerveja das regiões de Kortrijk (Courtrai) e Roeselare, na Bélgica. Em geral, a mistura entre uma cerveja azeda (sour beer) de barris de madeira (foeders) com cervejas de alta fermentação jovens.
Foeder
são grandes barris de madeira onde as cervejas são armazenadas durante o processo de maturação. Um modelo típico para armazenar Lambic e Flemish red-brown beer.
Geuzesteker
é o cervejeiro que mistura ou corta um Lambic velho com Lambic jovem de vários cervejeiros para chegar a um gueuze único (Lambic refermentado em garrafa).
Goblet
é um tipo de taça, semelhante a um cálice, que costuma ser utilizada para o consumo de cervejas de estilos Trapistas.
Graus Plato (°P)
é uma unidade de densidade comum em cervejas tchecas. A escala mede a quantidade de açúcares no mosto em proporção à água. Uma cerveja com 14°P apresenta 14% de sua massa em açúcares e 86% de água antes da fermentação.
Growler
é um garrafão para transportar cerveja. Desenvolvido em cerâmica, vidro ou aço inox e com capacidades variadas. O mais comum é encontrar versões de 1 a 3 Litros.
Gruit
é uma mistura que pode ser feita com ervas, temperos e outros ingredientes que são usados para aromatizar ou temperar as cervejas quando o lúpulo ainda não era utilizado. Em algumas regiões, essa mistura era formada por flores, raízes, ervas, cascas etc.
Gueuze ou Geuze
é uma cerveja criada a partir da mistura (blend) de Lambic jovem e Lambic velho. Típica das regiões do Valle de Zenne e de Pajottenland, na Bélgica.
Gushing
é a ação de expulsar a espuma da cerveja de forma repentina depois que a garrafa ou lata são abertas. O efeito acontece por causa da agitação em excesso do produto ou pela sua contaminação.
Head
um colar de espuma que se forma no topo do copo de cerveja, devido as proteínas da bebida. Protege a cerveja da oxidação e é conhecido como colarinho.
Hectolitro (hl)
é a medida de volume que representa 100 Litros. Utilizada para descrever volume de produção industrial de cerveja.
Heffe-Weizen
é um termo utilizado para denominar as cervejas de trigo alemãs que possuem fermento na garrafa.
Helles/Heller
Hell significa "claro" em alemão. A tradução de Munich Helles significa "Clara de Munique", assim como Heller Bock significa "Bock Clara". A variação se deve à declinação dos adjetivos no idioma alemão.
Hidromel
é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação dos componentes da água e do mel. Existem algumas variações dessa bebida, onde frutas (Melomel), ervas e especiarias (Metheglin), cereais maltados (Braggot), entre outras são adicionadas.
Homebrewing
refere-se a prática de produção caseira de cervejas. É um hobby e quem o pratica é denominado homebrewer ou cervejeiro de panela.
Hop Aroma (aroma de lúpulo)
está relacionado com a variedade do lúpulo adicionado a cerveja, no final do processo. Costuma ser usado para intensificar o aroma da cerveja.
IBU – International Bitterness Units
é a escala que mede o amargor presente nas cervejas. 1 IBU = 1 miligrama de alfa ácido isomerizado por litro de cerveja.
Ice Beer
são cervejas que tiveram uma grande quantidade de água retirada durante o resfriamento ou congelamento. Dessa forma, as moléculas da água são separadas e a bebida adquire sabor e aroma mais concentrados.
IPA (India Pale Ale)
é um estilo de cerveja de origem inglesa que foi criado para aguentar o transporte de longas distâncias sem se deteriorar. Esse tipo de cerveja tem maior concentração de lúpulo e teor de álcool elevado. Pode ser considerada como uma cerveja muito amarga. O processo foi criado para abastecer as tropas inglesas que estavam estacionadas na Índia no século XVIII.
Keg Beer (ou em pression)
refere-se às cervejas que são servidas diretamente no barril pressurizado. Essas cervejas costumam ser filtradas para eliminar toda a levedura, tornando-as livres desse sabor e mais claras. Por outro lado, sua vida útil é reduzida. A pasteurização também pode ser usada para eliminar as leveduras e microrganismos.
Lactobacillus
são bactérias que ajudam no processo de fermentação de algumas cervejas. Ao utilizá-los, a bebida adquire acidez e perfil tático.
Lagering
é um tipo de armazenamento frio. O armazenamento e a maturação da cerveja acontecem em ambientes de baixas temperaturas.
Lavagem dos grãos (sparge) – é um processo que acontece junto com a filtragem. Nele, é adicionado mais água na panela com os grãos. Esta água deve remover os açúcares que estão presos no bagaço do malte.
Lambic
é uma das famílias cervejeiras. São cervejas produzidas a partir da fermentação espontânea. A fermentação espontânea acontece quando a bebida entra em contato com as leveduras presentes no ar.
Larger
são cervejas obtidas a partir da baixa fermentação. A larger é uma das famílias cervejeiras, da qual fazem parte os seguintes estilos Bohemian Pilsner, Schwarzbier, Doppelbock, entre outros.
LEI DA PUREZA
foi uma lei estabelecida em 1516, pelos duques Wilhelm IV e Ludwing X, com objetivo de regular a produção de cerveja e garantir sua pureza. A lei determinava quais ingredientes podiam ser usados na produção da bebida, o malte de cevada, água e lúpulo. Naquela época, o processo de fermentação ainda não era conhecido. Em 1906, a Lei foi alterada para adicionar o fermento e admitir o trigo como adjunto. Alguns anos depois, em 1987, foi revogada, devido a pressão internacional. Porém, continua sendo usada como referência de qualidade e uma exigência entre os cervejeiros alemães.
Levedura
são microrganismos responsáveis pela fermentação da cerveja, por isso também são chamados de fermento ou levedo. O processo de fermentação acontece a partir do açúcar. No caso da cerveja, é responsável por produzir álcool e CO₂.
Licor de malt (malt liquor)
de acordo com a legislação americana, são cervejas que têm mais do que 5,6% apv.
Light (lite) beer
é um tipo de cerveja em que o álcool é obtido por meio de uma quantidade de açúcar maior do que o habitual.
Lightstruck: o termo se refere ao flavour não desejado. O aspecto é causado pela exposição da cerveja a luz. Também é conhecido pelo termo “cheiro de gambá”.
Lovibond (°L)
é uma antiga escala de cor criada por Joseph Lovibond, em 1860. Foi desenvolvida para avaliar a cor dos gases, mas depois passou a ser usada para avaliar a cor de diversos óleos, produtos químicos, alimentos e bebidas. Seu espectro é muito próximo ao da escala SRM, porém mais recente e precisa.
Lúpulo (humulus lúpulos)
é uma espécie de trepadeira que produz as flores utilizadas na fabricação da cerveja. Essas flores são ricas em resina perene, que proporciona o amargor e aroma às cervejas.
Lupulomaníaco
é o termo utilizado para identificar os apreciadores de cerveja que valorizam ou preferem a presença do lúpulo marcante na bebida, sendo pelo amargor ou aroma.
Lúpulos nobres
são variedades europeias valorizados por seu sabor e aroma característicos. São cultivados em quatro regiões da Europa:
• Hallertau, na Baviera, Alemanha
• Saaz em Zatec, República Checa
• Spalt em Spalter, Alemanha
• Tettnang, na Alemanha
Maltagem
é um processo controlado de acordo com o cereal, onde será umedecimento, germinado e seco. Em seguida, as moléculas do amido serão quebradas, trituradas e moídas. Diferentes tipos de malte podem surgir desse processo, vai depender do cereal, temperatura de secagem e o tempo de exposição ao calor.
Malte
é um cereal rico em açúcares fermentáveis e produzido a partir da germinação e secagem de diferentes grãos, geralmente cevada e trigo. É um recurso próprio para a produção de cervejas.
Maltose
é o principal açúcar presente nos grãos germinados, por isso seu nome. Esse subproduto da hidrólise do amido conta com uma reserva energética de células vegetais, composta por duas moléculas de glicose.
Malzbier
bebida produzida na Alemanha, de baixa fermentação e baixo teor alcoólico. No Brasil, seu teor alcoólico tende a ser maior do que a original alemã. A Malzbier é escura, doce e aromática. Apresenta aroma menos frutado, mais próximo do torrado e do caramelo.
Mash
é uma mistura de água quente, malte moído ou outros grãos e adjuntos. Essa mistura forma um mosto doce. Também é conhecida como maischkuip.
Mashing
é uma etapa do processo de sacarificação em que as enzimas do malte são convertidas em açúcares.
Maturação
é o processo seguido da fermentação, onde a cerveja é conservada em 0°C por algumas semanas para sedimentar todas as partículas sólidas e alinhar os sabores da bebida. Também é considerado como o tempo de envelhecimento da cerveja. Alguns adjuntos e outros processos podem ser adicionados durante esta etapa.
Metálico
é considerado como um sabor defeituoso conferido a cerveja devido a certos metais, como o cobre e o ferro.
Microrganismo
são organismos minúsculos invisíveis a olho nu e que desempenham papel fundamental na cadeia alimentar. Podem ajudar no desenvolvimento de iogurtes, vinhos cervejas e até provocar doenças.
Mixed-fermentation
são cervejas de alta fermentação submetidas a contaminação adicional de ácido lático. A característica é comum nas cervejas Flemish red-brown, da região de Oudenaarde.
Moagem
a moagem de malte facilita a extração de açúcares e outras substâncias solúveis durante o processo de mistura. No processo, os grãos são moídos até atingirem um tamanho médio. As cascas devem permanecer intactas quando o grão for moído ou rachado, para serem usados posteriormente na filtração e drenagem do mosto.
Mosto ou mostura
é o líquido resultante da maceração dos maltes e fervura dos lúpulos, rico em açúcares, que quando fermentado torna-se cerveja. O líquido é filtrado para receber o lúpulo e o fermento, transformando-o em álcool e gás carbônico posteriormente.
Oasting
é o processo de secagem do malte em altas temperaturas, que interrompe o processo de germinação dos grãos (malteação).
Off-Flavor
é considerado um defeito sensorial, constituído por aromas desagradáveis ou indesejados que aparecem na cerveja. Podem ser causados por uma série de problemas, como oxidação, falta de higiene, deterioração de ingredientes, transporte ou armazenagem.
OG (Original Gravity)
é a densidade do mosto antes de ser fermentado, no final da fervura. O OG deve ser sempre medido.
Óleos essenciais
estão presentes nos lúpulos e conferem características de aroma e gosto da planta à cerveja. Esses óleos são inconstantes, por isso o lúpulo deve ser adicionado ao final da fervura, faltando 5 minutos para terminar ou depois de apagar o fogo.
Ounce (oz.)
chamada de “onça líquida” em português, é a unidade de volume do Sistema Imperial, utilizada nos EUA e outros países. Uma onça líquida equivale a aproximadamente 29,5 ml. Isso quer dizer que uma garrafa de 12 oz. (354,8 ml) equivale a uma garrafa long neck (355 ml).
Oxidação
uma reação química que provoca a perda de elétrons de uma substância pelo contato com o oxigênio, responsável por deteriorar a cerveja.
Pasteurização
processo descoberto por Louis Pasteur no século XIX para reduzir ou eliminar os microrganismos de alguns alimentos. Nessa técnica, a substância é submetida a uma determinada temperatura por um período e ao resfriamento em seguida.
Perlage (do francês "pérola")
refere-se às borbulhas finas de gás carbônico formadas por bebidas bem carbonatadas, como é o caso de alguns estilos de cerveja.
Pint
é um modelo de copo usado tradicionalmente em Pubs ingleses e bares norte-americanos, por causa da facilidade de serem empilhados. O nome faz referência a unidade de volume do Sistema Imperial Britânico. Os pints ingleses (Nonic Pint) têm capacidade de 568 ml. Os pints americanos (Shaker Pint) têm capacidade de 473 ml. A diferença em volume é igual a diferença do volume de um galão nos sistemas imperiais de cada país. Aproximadamente 20% menor nos EUA.
Proibição PUB
é o termo popular usado para referenciar a 18° Emenda à Constituição Americana que proibiu a produção, venda e transporte de bebidas alcoólicas no país. Em janeiro de 1919, foi ratificada por trinta e seis Estados e revogada em 5 de dezembro de 1933, pela 21° Emenda.
Quadruple
são cervejas de alta fermentação, com grau alcoólico acima de 10%, sabor forte e cor escura.
Radler ou shandy
é o nome de uma bebida que usa cerveja em seu preparo. A mistura leva cerveja, limonada ou refrigerante no sabor cola, laranja ou limão. Também é chamada de panaché ou diesel.
Real Ale
também é conhecido como cask-conditioned beer. O termo se refere ao chope que é armazenado em barris de madeira e é fermentado pela segunda vez.
Recirculating Infusion Mash System
é o nome usado para caracterizar o sistema de recirculação de aquecimento constante. Nesse sistema, a panela é aquecida pelo fogo ou pela resistência elétrica colocada dentro do mosto.
Refermentação na garrafa
é um processo pelo qual a cerveja passa após ser engarrafada sem ser filtrada – ou quando for necessário. Uma pequena dose de açúcar é adicionada para que as leveduras continuem fermentando a bebida após o envase. O processo gaseifica a bebida, dá origem a cervejas mais carbonatadas e, em geral, com sedimento no fundo da garrafa.
Ring of froth
refere-se a espuma que adere às laterais do copo após cada gole. Esse tipo de característica também é chamado de “renda belga”. Se o copo estiver limpo, significa que a cerveja tem qualidade.
Saccharomyces
nome científico do gênero de leveduras utilizadas na fermentação da maioria das cervejas.
Saison
cerveja de alta fermentação, seca e de coloração entre o dourado e o âmbar, originária das regiões de Bergen e Doornik, na Bélgica.
Sazonal
aquilo que é produzido em determinada época ou data. Algumas cervejas são produzidas em comemoração ao Natal, Páscoa, Halloween, no verão, inverno etc.
Scotch
é um tipo de cerveja escura e de alta fermentação. Tem como base o malte caramelo e o malte tostado.
Sedimento
local formado por partículas que, em geral, são encontrados no fundo das garrafas de cervejas que não foram filtradas. Em alguns casos, ajudam a formar o perfil sensorial da bebida. Em outros, não devem ser deixados na garrafa.
Session
são versões de qualquer estilo de cerveja. As sessions mantêm as características da cerveja, mas apresentam baixo teor alcoólico. Todos os estilos de cerveja podem ser produzidos na versão session.
Sigla de Standard Reference Method (SRM)
o "Método de Referência Padrão" é uma das escalas mais utilizadas para medir a cor das cervejas. O método avalia a cor de cervejas pelo comprimento de onda da luz ao passar por 1 cm³ (= 1 ml) de cerveja.
Snifter
modelo de taça baixa, bojuda e com boca fechada, como uma taça de conhaque. É indicada para cervejas aromáticas, complexas e alcoólicas.
Specific Gravity (SG)
A “Gravidade Específica" é uma escala de medição de densidade que compara a massa de um líquido com a massa do mesmo volume de água. Na produção de cervejas, pode ser usado para medição de densidade de qualquer etapa do processo produtivo. Em geral, é usada como sinônimo de OG.
Spontaneous fermentation (fermentação espontânea)
é o processo de fermentação natural. Nesse processo, as leveduras não são adicionadas e o mosto fermenta de forma espontânea, por causa do contato com leveduras selvagens (microflora) presentes no ambiente. As cervejas Lambic são produzidas com esse processo.
Tanino
é um polifenol de origem vegetal, presente nas partes lenhosas de plantas e em frutos ainda verdes. Proporciona sensação de adstringência e amargor.
Taproom
é um bar dentro ou ao lado da cervejaria, onde as cervejas produzidas são servidas aos visitantes. Deu origem ao termo “cervejas on-tap”.
Teor alcoólico
é a concentração de álcool na bebida. Pode ser medida pelo percentual do total do volume (% apv) ou do peso do líquido (% app).
Tina de mostura
recipiente onde a brassagem ou maceração dos maltes é feita. Costuma ser utilizado em microcervejarias e tem capacidade de 250 a 2.000 Litros.
Top-fermentation beer (cervejas de alta fermentação)
são produzidas em altas temperaturas (15-25ºC) com as leveduras flutuando na superfície.
Trappist beer
cerveja produzida em uma abadia Trapista sob supervisão de monges da ordem Cisterciense. A maioria das abadias Trapistas estão na Bélgica.
Triple (tripel)
o termo conta com algumas interpretações. As principais são:
1. Cerveja fabricada com três maltes diferentes;
2. Cerveja produzida com o triplo da quantidade de malte usual;
3. Cerveja com teor alcoólico alto, pois na Idade Média não tinha como medir o teor alcoólico e, portanto, a cerveja era classificada com a letra “X” (sendo um X para a cerveja normal, dois para a mais forte e três para a extraforte).
Trub
sedimento deixado pelo lúpulo após a fervura e pelas leveduras dormentes após o término da fermentação.
Wet Hopping
é um processo semelhante ao Dry Hopping, porém, no wet hopping são usados lúpulos frescos e não processados no lugar do lúpulo seco ou em pellets.
Wheat beer
cervejas que contém trigo (wheat) em sua composição. O trigo, nesse caso, pode ou não ser maltado.
Whirlpool
é uma etapa do processo usado para clarificar a cerveja. Nesse processo, as partículas de suspensão são eliminadas.
White beer (witbier)
são cervejas de alta fermentação. Não são filtradas e usam malte de cevada, trigo não maltado, coentro e laranja na produção.
Wort (mosto)
é o nome dado a cerveja antes de ser fermentada. A bebida passa a ser chamada de cerveja após a fermentação.
Zitologia
é a ciência que estuda a cerveja. O nome vem do grego "Zythos", palavra usada pelos egípcios para se referir a cerveja.