O processo de produção de cerveja pode ser complexo no início, são muitas etapas, procedimentos, ingredientes e termos desconhecidos para quem está começando. A maior dificuldade encontrada pelos iniciantes está relacionada com os termos usados pelos cervejeiros. Não há muita explicação sobre o que significa cada um e para entender é preciso pesquisar bastante.
Esse material tem o objetivo de ajudar nesse início. Será uma fonte de informação que você pode utilizar sempre que não souber o significado de um termo. Assim você pode estudar aos poucos e ir se preparando para a produção da sua primeira cerveja. Vamos lá?
There are 16 names in this directory beginning with the letter L.
Lactobacillus
são bactérias que ajudam no processo de fermentação de algumas cervejas. Ao utilizá-los, a bebida adquire acidez e perfil tático.
Lagering
é um tipo de armazenamento frio. O armazenamento e a maturação da cerveja acontecem em ambientes de baixas temperaturas.
Lavagem dos grãos (sparge) – é um processo que acontece junto com a filtragem. Nele, é adicionado mais água na panela com os grãos. Esta água deve remover os açúcares que estão presos no bagaço do malte.
Lambic
é uma das famílias cervejeiras. São cervejas produzidas a partir da fermentação espontânea. A fermentação espontânea acontece quando a bebida entra em contato com as leveduras presentes no ar.
Larger
são cervejas obtidas a partir da baixa fermentação. A larger é uma das famílias cervejeiras, da qual fazem parte os seguintes estilos Bohemian Pilsner, Schwarzbier, Doppelbock, entre outros.
LEI DA PUREZA
foi uma lei estabelecida em 1516, pelos duques Wilhelm IV e Ludwing X, com objetivo de regular a produção de cerveja e garantir sua pureza. A lei determinava quais ingredientes podiam ser usados na produção da bebida, o malte de cevada, água e lúpulo. Naquela época, o processo de fermentação ainda não era conhecido. Em 1906, a Lei foi alterada para adicionar o fermento e admitir o trigo como adjunto. Alguns anos depois, em 1987, foi revogada, devido a pressão internacional. Porém, continua sendo usada como referência de qualidade e uma exigência entre os cervejeiros alemães.
Levedura
são microrganismos responsáveis pela fermentação da cerveja, por isso também são chamados de fermento ou levedo. O processo de fermentação acontece a partir do açúcar. No caso da cerveja, é responsável por produzir álcool e CO₂.
Licor de malt (malt liquor)
de acordo com a legislação americana, são cervejas que têm mais do que 5,6% apv.
Light (lite) beer
é um tipo de cerveja em que o álcool é obtido por meio de uma quantidade de açúcar maior do que o habitual.
Lightstruck: o termo se refere ao flavour não desejado. O aspecto é causado pela exposição da cerveja a luz. Também é conhecido pelo termo “cheiro de gambá”.
Lovibond (°L)
é uma antiga escala de cor criada por Joseph Lovibond, em 1860. Foi desenvolvida para avaliar a cor dos gases, mas depois passou a ser usada para avaliar a cor de diversos óleos, produtos químicos, alimentos e bebidas. Seu espectro é muito próximo ao da escala SRM, porém mais recente e precisa.
Lúpulo (humulus lúpulos)
é uma espécie de trepadeira que produz as flores utilizadas na fabricação da cerveja. Essas flores são ricas em resina perene, que proporciona o amargor e aroma às cervejas.
Lupulomaníaco
é o termo utilizado para identificar os apreciadores de cerveja que valorizam ou preferem a presença do lúpulo marcante na bebida, sendo pelo amargor ou aroma.