O processo de produção de cerveja pode ser complexo no início, são muitas etapas, procedimentos, ingredientes e termos desconhecidos para quem está começando. A maior dificuldade encontrada pelos iniciantes está relacionada com os termos usados pelos cervejeiros. Não há muita explicação sobre o que significa cada um e para entender é preciso pesquisar bastante.
Esse material tem o objetivo de ajudar nesse início. Será uma fonte de informação que você pode utilizar sempre que não souber o significado de um termo. Assim você pode estudar aos poucos e ir se preparando para a produção da sua primeira cerveja. Vamos lá?
There are 16 names in this directory beginning with the letter B.
Baixa Fermentação
é um método básico de fermentação. Nesse caso, as células de levedura tendem a afundar no vaso de fermentação. Essas cervejas costumam ser chamadas de Lagers ou de baixa fermentação
Barley Wine
são cervejas que passaram por processos de envelhecimento, semelhante aos que acontecem com os vinhos. Por isso, essas cervejas costumam ter características parecidas com as dessa bebida, como aroma frutado, textura de licor e teor alcoólico elevado.
Barril
é um tipo de recipiente cilíndrico utilizado para armazenar cerveja não-pasteurizada. Os primeiros barris da história foram produzidos em madeira, o que acrescentava aroma e sabor às cervejas que eram armazenadas. A necessidade de transporte e armazenagem fez com que opções em aço inoxidável e alumínio fossem desenvolvidas.
Beer barel
é uma medida de volume que corresponde a 119,2369 litros nos EUA e a 163,65 litros no Reino Unido.
Belgian lace
é um tipo de espuma que adere à lateral dos copos de cerveja. Indica boa qualidade e é mais comum de ser visto em cervejas belgas.
Biergarten
é uma tradição de origem alemã, mas que já foi disseminada em todo o mundo. As pessoas se reúnem em espaços ao ar livre, como jardins, para apreciar boas cervejas e confraternizar.
Bitter
é um sabor amargo causado pelo lúpulo. O nome também é dado às cervejas inglesas tradicionais, geralmente servidas sob pressão.
BJCP
a Beer Judge Certification Program é uma associação americana sem fins lucrativos que foi criada para padronizar os parâmetros de julgamento de cervejas em concursos. A associação também desenvolveu um Guia de Estilos de Cerveja, usado no mundo inteiro, e criou um programa de certificação de juízes para formar jurados de concursos de cerveja.
Bottom-fermented
são cervejas produzidas com leveduras que ficam no fundo do recipiente durante o processo de fermentação. Popularmente conhecida como Lager.
Brassagem
é um dos processos de produção da cerveja. Nessa etapa, por meio do aquecimento da água, os açúcares são extraídos dos grãos e diluídos no mosto, que, em seguida, receberá o lúpulo.
Brasserie
é o nome em francês usado para designar o local onde se produz a cerveja (cervejaria). Também pode ser usado para identificar locais onde são servidas bebidas e comidas.
Brettanomyces
é um gênero de levedura usada na produção de alguns estilos de cerveja e vinho. É da mesma família da levedura Saccharomyces, de uso mais comum. A Brettanomyces produz ácido acético, que é prejudicial para alguns estilos, mas desejável em outros. Além disso, também produz os compostos aromáticos com notas animais, como couro.
Brewriano
é um termo usado para nomear pessoas que têm o hábito que colecionar ou guardar souvenires e objetos relacionados com a cultura cervejeira.