O processo de produção de cerveja pode ser complexo no início, são muitas etapas, procedimentos, ingredientes e termos desconhecidos para quem está começando. A maior dificuldade encontrada pelos iniciantes está relacionada com os termos usados pelos cervejeiros. Não há muita explicação sobre o que significa cada um e para entender é preciso pesquisar bastante.
Esse material tem o objetivo de ajudar nesse início. Será uma fonte de informação que você pode utilizar sempre que não souber o significado de um termo. Assim você pode estudar aos poucos e ir se preparando para a produção da sua primeira cerveja. Vamos lá?
There are 9 names in this directory beginning with the letter O.
Oasting
é o processo de secagem do malte em altas temperaturas, que interrompe o processo de germinação dos grãos (malteação).
Off-Flavor
é considerado um defeito sensorial, constituído por aromas desagradáveis ou indesejados que aparecem na cerveja. Podem ser causados por uma série de problemas, como oxidação, falta de higiene, deterioração de ingredientes, transporte ou armazenagem.
OG (Original Gravity)
é a densidade do mosto antes de ser fermentado, no final da fervura. O OG deve ser sempre medido.
Óleos essenciais
estão presentes nos lúpulos e conferem características de aroma e gosto da planta à cerveja. Esses óleos são inconstantes, por isso o lúpulo deve ser adicionado ao final da fervura, faltando 5 minutos para terminar ou depois de apagar o fogo.
Ounce (oz.)
chamada de “onça líquida” em português, é a unidade de volume do Sistema Imperial, utilizada nos EUA e outros países. Uma onça líquida equivale a aproximadamente 29,5 ml. Isso quer dizer que uma garrafa de 12 oz. (354,8 ml) equivale a uma garrafa long neck (355 ml).
Oxidação
uma reação química que provoca a perda de elétrons de uma substância pelo contato com o oxigênio, responsável por deteriorar a cerveja.