O processo de produção de cerveja pode ser complexo no início, são muitas etapas, procedimentos, ingredientes e termos desconhecidos para quem está começando. A maior dificuldade encontrada pelos iniciantes está relacionada com os termos usados pelos cervejeiros. Não há muita explicação sobre o que significa cada um e para entender é preciso pesquisar bastante.
Esse material tem o objetivo de ajudar nesse início. Será uma fonte de informação que você pode utilizar sempre que não souber o significado de um termo. Assim você pode estudar aos poucos e ir se preparando para a produção da sua primeira cerveja. Vamos lá?
There are 14 names in this directory beginning with the letter M.
Maltagem
é um processo controlado de acordo com o cereal, onde será umedecimento, germinado e seco. Em seguida, as moléculas do amido serão quebradas, trituradas e moídas. Diferentes tipos de malte podem surgir desse processo, vai depender do cereal, temperatura de secagem e o tempo de exposição ao calor.
Malte
é um cereal rico em açúcares fermentáveis e produzido a partir da germinação e secagem de diferentes grãos, geralmente cevada e trigo. É um recurso próprio para a produção de cervejas.
Maltose
é o principal açúcar presente nos grãos germinados, por isso seu nome. Esse subproduto da hidrólise do amido conta com uma reserva energética de células vegetais, composta por duas moléculas de glicose.
Malzbier
bebida produzida na Alemanha, de baixa fermentação e baixo teor alcoólico. No Brasil, seu teor alcoólico tende a ser maior do que a original alemã. A Malzbier é escura, doce e aromática. Apresenta aroma menos frutado, mais próximo do torrado e do caramelo.
Mash
é uma mistura de água quente, malte moído ou outros grãos e adjuntos. Essa mistura forma um mosto doce. Também é conhecida como maischkuip.
Mashing
é uma etapa do processo de sacarificação em que as enzimas do malte são convertidas em açúcares.
Maturação
é o processo seguido da fermentação, onde a cerveja é conservada em 0°C por algumas semanas para sedimentar todas as partículas sólidas e alinhar os sabores da bebida. Também é considerado como o tempo de envelhecimento da cerveja. Alguns adjuntos e outros processos podem ser adicionados durante esta etapa.
Metálico
é considerado como um sabor defeituoso conferido a cerveja devido a certos metais, como o cobre e o ferro.
Microrganismo
são organismos minúsculos invisíveis a olho nu e que desempenham papel fundamental na cadeia alimentar. Podem ajudar no desenvolvimento de iogurtes, vinhos cervejas e até provocar doenças.
Mixed-fermentation
são cervejas de alta fermentação submetidas a contaminação adicional de ácido lático. A característica é comum nas cervejas Flemish red-brown, da região de Oudenaarde.
Moagem
a moagem de malte facilita a extração de açúcares e outras substâncias solúveis durante o processo de mistura. No processo, os grãos são moídos até atingirem um tamanho médio. As cascas devem permanecer intactas quando o grão for moído ou rachado, para serem usados posteriormente na filtração e drenagem do mosto.
Mosto ou mostura
é o líquido resultante da maceração dos maltes e fervura dos lúpulos, rico em açúcares, que quando fermentado torna-se cerveja. O líquido é filtrado para receber o lúpulo e o fermento, transformando-o em álcool e gás carbônico posteriormente.