O processo de produção de cerveja pode ser complexo no início, são muitas etapas, procedimentos, ingredientes e termos desconhecidos para quem está começando. A maior dificuldade encontrada pelos iniciantes está relacionada com os termos usados pelos cervejeiros. Não há muita explicação sobre o que significa cada um e para entender é preciso pesquisar bastante.
Esse material tem o objetivo de ajudar nesse início. Será uma fonte de informação que você pode utilizar sempre que não souber o significado de um termo. Assim você pode estudar aos poucos e ir se preparando para a produção da sua primeira cerveja. Vamos lá?
There are 15 names in this directory beginning with the letter D.
Densa
são cervejas de aspecto visual com densidade superior à da água. Característica das Cervejas de trigo (Weiss).
Densidade final
é o grau de concentração de substâncias não-fermentáveis remanescentes na cerveja, após a fermentação.
Densidade original
é o grau de concentração de substâncias fermentáveis e não-fermentáveis, dissolvidos do mosto, antes da fermentação.
Diacetil
é uma substância volátil responsável por parte do aroma de diversos alimentos e bebidas e produzida através de processos de fermentação.
Diet beer
são cervejas com baixo teor de açúcar ou carboidrato, mas que podem ter ou não baixo teor alcoólico. Esse tipo de cerveja começou a ser produzido, originalmente, para diabéticos e com teor alcoólico de 6% APV. Mas o termo também pode ser visto em cervejas com baixo teor calórico, que não são indicadas para diabéticos, por conterem mais açúcar.
Dióxido de carbono (CO²) ou gás carbônico
molécula que contém dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono, responsável pela espuma da cerveja.
Draft beer ou Draught beer
também conhecida como tap bier, no Brasil é chamada de chope. É um tipo de cerveja armazenada em barris e servida sob pressão. Não costuma ser pasteurizada, por isso tem prazo de validade menor, cerca de uma semana após o envasamento.
Drinkability
é um termo subjetivo que descreve a facilidade em beber uma cerveja. Cervejas com baixo drinkability saciam ou ficam enjoativas com mais rapidez do que uma com alto drinkability. O termo não interfere na qualidade técnica ou sensorial da bebida.
Dry Hopping
é uma técnica onde o é adicionado lúpulo seco nas etapas frias de produção. O processo foi criado na Inglaterra, mas tem sido muito utilizado na produção de cervejas da escola americana.
Dubbel
significa “dobro” em neerlandês, mas passou a ser usado no final do século XIX para designar as cervejas mais fortes produzidas na Bélgica, em especial no Mosteiro de Westmalle. Tornou-se um dos estilos de cerveja belga mais tradicionais, com características especiais de cor, aroma e teor alcoólico.